16ª edição do Festival de Cinema Francês reúne 20 estreias e convidados
Divulgação

16ª edição do Festival de Cinema Francês reúne 20 estreias e convidados

A 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil (o antigo Viralux) começa nesta quinta-feira (27) em mais de 50 cidades, reunindo 20 longas inéditos, exibições especiais e debates com artistas franceses. A programação segue até 10 de dezembro e inclui títulos premiados em Cannes e Veneza, além de um clássico de 1981.

A curadoria, assinada pelos diretores Christian e Emmanuelle Boudier, destaca a diversidade de gêneros e temas escolhidos. “Esperamos que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, trazer respostas”, afirma Christian. Emmanuelle completa: “Queremos mostrar que a cinematografia francesa é aberta e diversa”.

Destaques da programação

Entre os cineastas já conhecidos pelo público estão François Ozon, com “O Estrangeiro”, e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, responsáveis por “Jovens Mães”. A seleção também inclui:

  • Vizinhos Bárbaros”, com Julie Delpy
  • Mãos à Obra”, de Valérie Donzelli, vencedor de Melhor Roteiro em Veneza 2025
  • O Segredo da Chef”, de Amélie Bonnin, filme de abertura de Cannes 2025
  • Os Bastidores do Amor”, de Victor Rodenbach
  • 13 Dias, 13 Noites”, de Martin Bourboulon
  • O clássico “A Cabra”, de 1981

A programação conta ainda com produções de nova geração e obras que exploram relações familiares, memórias e conflitos contemporâneos.

Presenças e homenagens

Convidada de honra desta edição, a atriz Isabelle Huppert participa de sessões e debates no Rio de Janeiro, onde apresenta “A Mulher Mais Rica do Mundo”. Entre os talentos presentes também estão Bastien Bouillon, Jean-Claude Barny e outros realizadores em pré-estreias acompanhadas de conversas com o público.

O grande homenageado do ano é o ator e cineasta Pierre Richard, que exibe seu novo filme, “Sonho, Logo Existo”, e ganha uma retrospectiva com obras marcantes de sua carreira. Richard foi celebrado recentemente no Festival de Cannes.

Realidade virtual

Além das sessões regulares, o festival promove uma mostra gratuita de filmes em realidade virtual. Serão cinco produções francesas exibidas em 360º, com cadeiras giratórias e óculos especiais.
As sessões acontecem:

  • São Paulo: Espaço Cultural de Realidade Virtual, no Shopping Cidade São Paulo
  • Rio de Janeiro: Estação NET Rio e Cinesystem Belas Artes Botafogo

A curadoria é de Michel Reilhac, fundador da Venice VR.

Confira a programação do Festival de Cinema Francês do Brasil, de acordo com sua cidade, no site oficial.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.