A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontecerá entre os dias 16 e 30 de outubro de 2025, acaba de divulgar sua programação completa. O festival contará com 373 filmes em exibição, de 80 países, em 52 salas de cinema espalhadas pela capital paulista. Confira os destaques.

O escolhido para a disputa pelo Oscar para o Brasil, O Agente Secreto, estará em exibição. O longa de Kleber Mendonça Filho irá concorrer na categoria de melhor filme internacional em 2026, e além disso já conta com prêmios importantes do festival de Cannes de 2025.
A abertura do evento, na quarta-feira, 15 de outubro, exibirá o longa-metragem Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do prêmio júri do Festival de Cannes. Do elenco, as atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid estarão presentes na sessão especial. Ainda mais, tem presença confirmada o diretor e roteirista Charlie Kaufman, com a exibição do curta Como Fotografar Um Fantasma.
Em homenagem, a cineasta martinicana Euzhan Palcy subirá ao palco para receber o Prêmio Humanidade, e o quadrinista Mauricio de Sousa para receber o Prêmio Leon Cakoff. Por fim, no encerramento, em 30 de outubro, Jay Kelly, filme de Noah Baumbach, será exibido logo após a cerimônia de premiação.
49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Saiba Mais
A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo trará também o filme mais recente do cineasta iraniano Jafar Panahi, Foi Apenas Um Acidente. Jafar é vencedor da Palma de Ouro de Cannes com a produção, e participará do festival em uma conversa com o público. Ele também é um dos nomes que irão receber o Prêmio Humanidade. Além de tudo, o evento disponibilizará um bate-papo gratuito com o escritor Valter Hugo Mãe responsável pelo cartaz da 49ª edição.
Outros destaques são Frankenstein, Cronos, O Som da Queda, Urchin, Era Uma Vez em Gaza e O Diário de Pilar na Amazônia. Para conferir a programação completa, incluindo a gratuita, a mostra tem um aplicativo exclusivo em que é possível também comprar os ingressos. Além dele, a plataforma MLoad disponibiliza recursos de acessibilidade para 28 filmes da seleção — outros 53 títulos também serão acessíveis para pessoas com deficiência auditiva e visual, mas com os recursos já inseridos nas próprias cópias.
Deixe uma resposta