De vez em quando, a nostalgia agarra a gente de um jeito que só dá pra soltar ao reviver o que passou. Hoje, temos um lista com alguns dos jogos de navegador e mundos virtuais que mais impactaram as gerações que cresceram no início do século, confira!
Habbo Hotel
O grande Habbo Hotel jamais será esquecido pela geração de adolescentes e pré-adolescentes que jogaram. Uma experiência que chega mais perto de ser uma rede social do que um jogo – já que a comunicação e a socialização eram o foco – Habbo é um dos poucos jogos da lista que ainda existe de forma oficial e gratuita.
Com uma história um pouco conturbada devido a natureza social do jogo, Habbo passou por altos e baixos. Já foi fechado algumas vezes e sua versão atual – que conta com alguns elementos de NFTs – foi (re)lançada em 2020.
Mas se você é um daqueles que nunca superaram a nostalgia, o Habbo Hotel: Origins foi lançado recentemente com uma proposta interessante. Esse “novo” jogo é, na verdade, a versão de Habbo do ano 2005, ou seja, restaurado especificamente para os Hobba veteranos.
Habbo teve lugar importante dentro dos mundos virtuais, um de seus grandes marcos no servidor brasileiro foi em 2010, quando tiveram mais de 50 mil jogadores simultâneos. Ao todo, mais de 300 milhões de jogadores estão registrados.
Migux
Migux é a porção brasileira dessa lista, mas também é o mundo virtual que sobreviveu menos tempo. Lançado em 2010 e fechado em 2014, Migux era um mundo com submarino repleto de criaturas aquáticas, minijogos e áreas para explorar.
A origem do jogo é um tanto interessante: a criadora, Anna Valenzuela, era usuária do Orkut no auge da rede social, e seus filhos (de 10 e 7 anos) – a exemplo de seus colegas de escola – também queriam uma conta. Com medo que o Orkut não fosse adequada para crianças tão jovens, citando inclusive o requerimento da falecida rede social de que os usuários devem ter mais de 18 anos.
Com isso, Anna criou o Migux, focado no público infantil de 5 a 12 anos. O site foi criado em 2008, e, de acordo com essa matéria da do programa Vitrine da TV Cultura, já chegou a ter mais usuários cadastrados no Brasil que o próprio Facebook.
Mais atualmente, um grupo de fãs estão se reunindo para recriar o Migux. Essa iniciativa, chamada de Migux 2.0, começou em 2020 e já possui uma versão de teste aberta, mas os desenvolvedores afirmam que ainda tem muito trabalho a ser feito. Quem quiser saber mais dessa iniciativa e talvez até dar uma mãozinha, segue o link da página oficial no X, onde também podem acessar o servidor do Discord do grupo.
Fancy Pants Adventure
Um caso especial, Fancy Pants Adventure é um dos jogos flash de um jogador mais completos que se podia jogar. Um jogo de aventura e plataforma com mecânicas, níveis e animações incrivelmente bem feitas considerando que era um jogo gratuito e de navegador.
O criador, Brad Borne, começou com um jogo extremamente simples, apenas um jogo de plataforma com traços simples e agradáveis e efeitos sonoros cartunescos e divertidos. Ao longo dos anos, várias adições foram feitas até o jogo se tornar uma verdadeira aventura, com uma narrativa, combate, mais inimigos, opções de movimentação e mais.
Felizmente, para os fãs do Calça Chique, a franquia retornou em duas versões oficiais, remasterizadas e completas com todos os jogos, mundos e com recursos a mais, disponível na plataforma Steam.
Série Papa’s ou Papa Louie
Agora para os fãs de culinária, a grande franquia de jogos onde o jogador deve administrar um restaurante. A pegada dos jogos Papa’s sempre foi saber lidar bem sob pressão enquanto realiza diversas tarefas diferentes, não muito diferente de um restaurante real.
A série foi desenvolvida pelos Flipline Studios e ainda recebe novos jogos com certa frequência. Apesar da franquia ser famosa pela administração de restaurantes, o primeiro jogo foi um jogo de plataforma: “Papa Louie: When Pizzas Attack!“, onde o personagem titular deve fugir de pizzas revoltadas e resgatar clientes sequestrados.
Em seguida, “Papa’s Pizzeria“, “Papa’s Burgueria“, “Papa’s Freezeria“, “Papa’s Cupcakeria” e muito mais foram lançados, inclusive “Papa’s Paleteria To Go” e “Papa’s Pizzeria Deluxe” em 2024. A nostalgia reside principalmente nesses primeiros jogos, mas caso queira revisitar a franquia, sempre vale a pena conferir o que há de novo.
Club Penguin
O eterno, o louvado, o nobre. Club Penguin é tudo isso e mais. Exagero? Para muitos que experimentaram o jogo em toda sua glória, não é nenhum exagero. A ilha pinguim marcou gerações com o design simples mas emblemático, os jogos divertidos e seus selos, a customização cada vez mais livre, seja do seu pinguim ou de seu iglu, as músicas oficiais, etc.
Club Penguin é mais dos mundos virtuais que mesclava jogabilidade com ambiente social. No caso da Ilha Pinguim, no entanto, falamos de um mundo vivo, com narrativas que iam evoluindo a cada novo evento. Ao longo de seus 12 anos de idade, Club Penguin mudou muito.
Vale lembrar que o jogo é propriedade da Disney e por isso, tinha alguns eventos colaborativos difíceis de esquecer. Por exemplo: eventos da Marvel em 2012, Universidade Monstros em 2013, para diversos filmes do Disney Channel e mais. Claro, fora isso, tivemos eventos próprios de Halloween, Natal, Ano Novo, o Coins for Change, invasões de Herbert, o vilanesco urso polar e mais.
Todos esses jogos ainda tem lugar de destaque na mente de muitos e são fragmentos que servem de testemunho aos tempos formadores das gerações que se tornaram gamers com a internet.
Qual outro jogo deveria entrar na lista? Fala com a gente!
Leia mais:
Deixe uma resposta