O cantor Gene Simmons, vocalista e baixista da banda Kiss, declarou em 2021 que o rock estava morto. Na ocasião, o artista culpou a pirataria de músicas na internet pela queda do gênero musical. Entretanto, quatro anos depois, o mundo tem visto a ascensão de bandas que vêm lotando estádios, vencendo prêmios e conquistando uma nova geração de fãs. Então, o ConectaGeek listou oito desses grupos que merecem a atenção dos fãs de rock e metal.
Bad Omens

A banda de metalcore Bad Omens começou sua carreira em 2015, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Seus membros são Noah Sebastian (vocal), Nicholas Ruffilo (baixo), Joakim Karlsson (guitarra) e Nick Folio (bateria).
Ainda em 2015, lançaram o single de estreia, “Glass Houses” que no ano seguinte entrou no primeiro álbum do quarteto, um disco auto-intitulado com 12 faixas. No entanto, o sucesso veio em 2017 quando a banda tocou na Warped Tour, festival itinerante com bandas de rock, metal, emo e punk. A oportunidade expôs o Bad Omens a um grande público que começou a se interessar pelo som.
Mais tarde, em 2023, a banda foi premiada com o Heavy Music Awards de álbum do ano por “The Death Of Peace Of Mind”, lançado no ano anterior. Além disso, a canção “Just Pretend” conquistou o 1º lugar no chart “Alternative Airplay” da Billboard.
No início de 2025 o vocalista Noah Sebastian firmou uma parceria com Corey Taylor, do Slipknot, para criar um nova versão de “Dust in the Wind” da banda Kansas. A canção integrou a trilha sonora do filme “Queen of the Ring”.
O Bad Omens esteve no Brasil em outubro de 2024, com o festival Knotfest, na cidade de São Paulo.
Jinjer

Jinjer é um quarteto ucraniano de metal progressivo em atividade desde 2009. Seus integrantes são Tatiana Shmailyuk (vocal), Roman Ibramkhalilov (guitarra), Vladislav Ulasevish (bateria) e Eugene Kostyuk (baixo).
O primeiro trabalho oficial da banda foi “Inhale, Do Not Breathe”, um EP de sete músicas originais lançado em 2012. Esse ato rendeu o prêmio local Best Ukrainian Metal Band em 2013. Entretanto, segundo a própria banda, o álbum crucial para o sucesso internacional, foi o “King of Everything” de 2016. O vídeo da canção de trabalho, “Pisces”, soma quase 100 milhões de visualizações no YouTube.
O álbum mais recente é “Duél”, lançado em fevereiro deste ano. O CD contém 11 faixas e um clipe oficial para a faixa título.
Apesar dos bons números, a história do Jinjer também contém seus percalços. Os integrantes vivenciam os problemas da guerra que a Ucrânia trava contra a Rússia. Inclusive, em 2022 no auge dos conflitos, a banda foi impedida de deixar o país durante meses e só pode voltar a fazer shows internacionais em junho.
O baixista, Eugene, contou em entrevista para o Chaoszine que já presenciou um bombardeio enquanto dirigia: “Tentei sair de lá, dirigindo 180 km em uma estrada muito estreita. Vi coisas que, antes disso, só via em filmes: grandes explosões com todos esses pedaços voando ao redor. E eles estavam caindo bem na minha frente, com toda a fumaça ao redor. Eu estava voltando para Kiev, estava apenas tentando chegar em casa o mais rápido possível.”
O quarteto já tem três passagens pelas terras brasileiras. As duas primeiras em 2018 e 2022, com apresentações em São Paulo, e a mais recente em 2024, junto dos alemães do Heaven Shall Burn. A última vinda, além da capital paulista, contemplou Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
Knocked Loose

O Knocked Loose iniciou sua carreira em 2013, no estado do Kentucky, nos EUA. O estilo do quinteto é um hardcore com sutis toques de hardcore punk e beatdown. Os atuais integrantes são Bryan Garris (vocal) Isaac Hale (guitarra e vocal de apoio) Kevin Otten (baixo), Kevin “Pacsun” Kaine (bateria) e Nicko Calderon (guitarra base e vocal).
Em 2014 a banda lançou EP “Pop Culture”, após assinar com uma gravadora indie, a “Pure Noise Records”. Esse passo foi importante para o som do quinteto se espalhar pelos EUA.
Entretanto, a consolidação do sucesso veio em 2019, no álbum “A Different Shade of Blue”, que estreou na 26ª posição no chart da Billboard 200. O álbum trouxe a canção “…And Still I Wander South” que acumulou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.
O trabalho do Knocked Loose também chamou a atenção de outros nomes da indústria musical. Demi Lovato elogiou o trabalho deles durante uma entrevista ao podcast Metal Ambassador. Outro artista que declarou gostar da banda, foi Corey Taylor, vocalista do Slipknot. O cantor recomendou a banda em uma conversa com a revista Metal Hammer, em 2023.
Além disso, o grupo acabou de passar pelo Brasil como uma das atrações do festival Bangers Open Air, que aconteceu na cidade de São Paulo.
Lorna Shore

O Lorna Shore é um representante do deathcore. A banda originária de Nova Jérsei, nos EUA, começou suas atividades em 2010 e atualmente conta com cinco integrantes: Will Ramos (vocal), Adam de Micco (guitarra solo), Austin Archey (bateria), Andrew O’Connor (guitarra base) e Michael Yager (bateria).
O primeiro trabalho, o EP “Triumph”, saiu ainda em 2010 com apenas 5 músicas. Entretanto, o mini-álbum não está oficialmente disponível em nenhuma plataforma digital, atualmente. Só é possível ouvir a discografia da banda a partir do EP “Bone Kingdom”, de 2015.
Mais tarde, em 2016, o Lorna Shore entregou seu primeiro álbum completo, “Psalms”, em que divulgaram a canção “Grimoire”.
O grupo passou por um período conturbado em 2019 quando o ex-vocalista CJ McCreery foi acusado de abuso sexual e emocional por diversas mulheres, inclusive por sua ex-namorada. A jovem provou suas alegações através de um post em seu perfil no Twitter. O acontecimento levou à substituição de McCreery por Ramos.
O Lorna Shore lançará um novo álbum intitulado “I Feel The Everblack Festering Within Me” no próximo dia 12 de setembro.
Motionless in White

A banda de metalcore oriunda da Pensilvânia, nos EUA, está em atividade desde 2004. No entanto, começaram com o nome de “One Way Ticket”. Apenas em 2005 se tornaram “Motionless in White”. O grupo é formado por Chris “Motionless” Cerulli (Vocal), Vinny Mauro (bateria), Justin Morrow (baixo), Ryan Sitkowski (guitarra solo) e Ricky “Horror” Olson (guitarra base). O visual sombrio é uma de suas marcas registradas do quinteto.
Após o início, levou três anos para que o primeiro EP “The Whorror”, com sete musicas, saísse. Entretanto, o sucesso da banda se potencializou após o ano de 2010 com o álbum “Creatures”, que afirmou a identidade soturna dos artistas.
A banda esteve no Brasil em 2013, junto do Asking Alexandria, para apresentações em Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois, retornou em 2015, com o Bullet For My Valentine, com shows nas mesmas cidades de 2013. Por fim, veio em novembro de 2024, quando tocou como número de abertura do show do Bring Me The Horizon, apenas em São Paulo, no Allianz Parque.
O vocalista Chris Motionless, definiu o Brasil como uma “experiência selvagem” em razão do fanatismo do público: “Houve uma vez que estávamos no Rio ou em São Paulo, saímos do nosso ônibus e tivemos que chegar até o local através de uma área isolada, e depois de passarmos, cada um de nós estava com as roupas rasgadas ou cabelos puxados.” disse em entrevista ao site My Global Mind.
Sleep Token

Tudo o que se sabe sobre o Sleep Token é que eles são uma banda de metal progressivo criada em Londres no ano de 2016. As identidades dos integrantes são um mistério, todos usam máscaras e pinturas que escondem seus rostos. O líder atende apenas pelo apelido de Vessel, enquanto os demais membros são numerados como II, III e IV. O foco do grupo é sua lore, contada através das canções e videoclipes. O quarteto se descreve como uma oferenda musical para uma entidade fictícia denominada Sleep.
A carreira da banda começou no single “Thread the Needle”, lançado em setembro de 2016. A canção é parte do EP “One”, lançado em dezembro do mesmo ano. Entretanto, o destaque da carreira do coletivo anônimo foi o álbum “Take Me Back to Eden”, de 2023, que venceu o prêmio Top Hard Rock Album no Billboard Music Awards. A canção que intitula o disco acumula mais de 24 milhões de visualizações no YouTube.
O trabalho mais recente dos músicos é o álbum “Even in Arcadia”, de 9 de maio de 2025, que traz a canção de trabalho “Emergence”. O disco conquistou a 1º posição no chart Billboard 200.
O Sleep Token já colaborou com outros nomes do rock, como por exemplo, o Linkin Park: em 2024 o grupo foi a atração de abertura em um show da From Zero World Tour, em Paris.
Spiritbox

O quarteto Spiritbox surgiu em 2017, no Canadá. No momento, os integrantes são Courtney LaPlante (vocal), Mike Stringer (guitarra), Zev Rosenberg (bateria) e Josh Gilbert (baixo). O som da banda pode ser definido como uma mistura de metalcore e metal progressivo.
O Spiritbox foi idealizado por Courtney e Mike. Os dois foram parte da banda Iwrestledabearonce, onde se conheceram. Mais tarde, quando deixaram o projeto, os artistas se casaram e fundaram seu próprio grupo.
O primeiro lançamento da banda foi um EP autointitulado que saiu ainda em 2017, com 7 músicas. Depois o quarteto lançou apenas singles até 2021, quando saiu o primeiro álbum de estúdio, “Eternal Blue”, que alcançou a 13ª posição no chart da Billboard 200. O trabalho traz um dos maiores sucessos do conjunto, “Circle With Me”.
Em março de 2025, o Spiritbox estreou seu segundo álbum de estúdio, “Tsunami Sea”, no primeiro lugar do chart Top Hard Rock Albuns da Billboard. O single “No Loss, No Love” já passa de 1 milhão de views no Youtube.
Além disso, o quarteto foi indicado por dois anos seguidos (2024 e 2025) na categoria “Melhor Performance de Metal” no Grammys, mas perderam para o Metallica e o Gojira respectivamente.
Apesar de atuar sob o rótulo de uma banda de metal, o Spiritbox não se limita dentro de sua bolha. Em 2023, os músicos trabalharam com a rapper Megan Thee Stallion para criar uma versão rock da canção “Cobra”. A banda também fez parte dos números de abertura para a apresentação do Bring me the Horizon na cidade de São Paulo, em novembro de 2024.
The Warning

A banda de hard rock The Warning é um trio formado pelas irmãs Daniela (vocal), Paulina (vocal de apoio e bateria) e Alejandra Villarreal Vélez. As mexicanas fundaram o grupo em 2013 quando ainda eram crianças.
A princípio as irmãs publicavam covers de outras bandas em seu canal no YouTube. Um dos vídeos de maior sucesso foi o cover da música “Enter Sandman”, da banda Metallica. A performance chamou a atenção até mesmo do guitarrista Kirk Hammett, que elogiou a baterista Paulina em seu perfil do twitter.
O primeiro lançamento da banda, o EP “Escape the Mind”, aconteceu em 2015, apenas dois anos depois de sua fundação, e contou com seis músicas próprias. Entretanto, as adolescentes tinham uma meta maior: lançar o primeiro álbum completo. Assim, dois anos depois, nascia “XXI CENTURY BLOOD”, um CD com 13 faixas. O trabalho só se concretizou graças a um financiamento coletivo através do site GoFundMe, uma plataforma para arrecadar fundos através das doações de interessados em apoiar uma causa ou projeto.
O trabalho mais recente do “The Warning” foi o álbum “Keep Me Fed” de 2024 que, inclusive, rendeu uma indicação ao Grammy Latino de melhor canção de rock, por “Qué Más Quieres”, uma canção na língua nativa das irmãs Villarreal.
Daniella destacou a importância dessa conquista para as origens hispânicas do trio: “Cantar em espanhol sempre foi fundamental para nossa identidade musical e pessoal, e esta indicação celebra nossa dedicação em manter viva essa conexão com nossas raízes”.
Recentemente, em março de 2025, o The Warning passou pelo Brasil como uma das bandas de rock convidadas para abrir a turnê do The Offspring. O trio tocou nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Leia também:
Deixe uma resposta