Personagem Coraline, de Coraline, e Emily, de A Noiva Cadáver
Melhores animações de terror

Confira as melhores animações de terror para assistir neste Halloween

Outubro chegou, e com ele a watchlist de terror começa a tomar forma e funcionar. Mas além dos clássicos filmes de terror, você também não pode passar por este mês sem assistir às animações que nós vamos te recomendar!

Das mais “infantis” às mais adultas, nossa lista de animações de terror para o Halloween com certeza tem algum filme que você vai gostar. Veja só:

Animações de terror para o público infantil

Mas não somente. Eu, por exemplo, ainda sou uma grande fã de muitos destes filmes!

1. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

“Coraline e o Mundo Secreto” é uma das animações em stop-motion mais conhecidas e amadas em vários lugares do mundo. No Brasil, não é diferente. Para quem era criança na época de lançamento, sabe o potencial que esse filme tem de ser assustador.

Para quem ainda não assistiu, é uma animação indispensável; para quem já assistiu, vale a pena ver de novo.

Trailer de “Coraline e o Mundo Secreto”

2. A Noiva Cadáver (2005)

Sem rodeios, é possível arriscar dizer que “A Noiva Cadáver” é uma das melhores animações dirigidas pelo Tim Burton, e conta também com a direção de Mike Johnson.

O filme conta com uma trilha sonora impecável, personagens incríveis e cheios de personalidade, além de uma estética muito agradável e única de Tim Burton.

A história também não deixa a desejar: para muitas crianças, pode ter sido um dos primeiros contatos com a temática da morte, com reflexões sobre o mundo dos mortos e também sobre o amor e seus sacrifícios, sem falar da importância de renunciar algo que deseja muito.

Trailer de “A Noiva Cadáver”

3. O Estranho Mundo de Jack (1993)

“O Estranho Mundo de Jack”, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não foi dirigido por Tim Burton, mas por Henry Selick. Contudo, Burton participou da produção.

Novamente, é um filme encantador em muitos aspectos. Assim como “A Noiva Cadáver”, “O Estranho Mundo de Jack” contém muitas trilhas sonoras boas e nos apresentam à temática da constante insatisfação e frustração causada pela monotomia e pela impressão de que “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Isso, somado ao desejo de se apropriar daquilo que não é nosso – e nem combina conosco –, pode gerar consequências sérias.

Trailer de “O Estranho Mundo de Jack”

4. Frankenweenie (2012)

Seguindo com a nossa estrela, mais uma animação do Tim Burton para a nossa lista! “Frankenweenie” é um filme que retoma o clássico Frankenstein, mas no lugar de um ser-humano, é um cachorro que um menino em luto tenta ressuscitar.

O longa é em preto e branco, tem uma atmosfera mais gótico que o comum nos filmes dirigidos por Burton. Não é tão musical quanto “A Noiva Cadáver”, mas isso não tira seu mérito, na verdade, adiciona: tudo contribui para o clima do filme funcionar.

Trailer de “Frankenweenie”

5. A Casa Monstro (2006)

“A Casa Monstro” é um terror que se une com comédia. Aqui, uma casa ganha vida e um grupo de pré-adolescentes se envolvem em uma aventura assustadora para descobrir um pouco mais sobre ela. Para quem gosta de terror, comédia e aventura, esse é um bom filme!

Trailer de “A Casa Monstro”

6. Paranorman (2012)

“Paranorman” também inclui elementos de comédia, o que se dá, várias vezes, por meio dos estereótipos, como a loira vaidosa e o atleta abobalhado. Isso não tira o mérito do filme, que é mesmo bastante divertido. A história gira em torno de um garoto que vê fantasmas. Tudo muda, porém, quando ele conhece uma menina e descobre o passado terrível de caça às bruxas em sua cidade. Depois disso, ele terá que enfrentar cristãos protestantes mortos junto de seu grupo.

Trailer de “Paranorman”

Animações de terror para o público adulto

Agora, tirem as crianças da sala. As sugestões abaixo podem ser mais perturbadores ou, simplesmente, não serem tão interessantes assim para crianças.

1. Perfect Blue (1997)

“Perfect Blue” é uma animação japonesa que explora a temática sobre fama, perseguição, loucura e medo do duplo. Trata-se de um terror psicológico, mas também violento, com cenas de violência e abuso que, ora são explíctas, ora nem tanto. Se você gosta de filmes como Cisne Negro, “Perfect Blue” provavelmente te agradará.

Trailer de “Perfect Blue”

2. A Casa Lobo (2018)

“A Casa Lobo” é um filme chileno em stop-motion que conta a história de Maria, uma menina que se esconde e começa a viver em uma casa isolada após fugir de uma colônia alemã. O longa é sombrio e também muito criativo, sendo, inclusive, premiado em vários festivais de cinema, como o de Berlim.

Trailer de “A Casa Lobo”

3. Mad God (2021)

Para quem gosta de stop-motion, ficção científica e muita baderna, “Mad God” é o filme perfeito. Nele, um viajante “passeia” por um mundo repleto de monstros e cientistas malucos. Tudo se torna muito caótico, confuso e violento muito rápido, como um verdadeiro inferno – e funciona muito bem!

Trailer de “Mad God”

4. The House (2022)

“The House” também é um stop-motion, disponível na Netflix, e que contém, na verdade, três histórias. Todas elas compartilham algo em comum: vidas melancólicas, às vezes, miseráveis, e muito perturbadas. Há momentos em que a tensão e o desconforto causam um horror psicológico que, para alguns, pode ser difícil de suportar – especialmente para quem não gosta de insetos. Aliás, se você gosta de A Metamorfose, de Franz Kafka, não pode deixar de ver este filme.

Trailer de “The House”

5. Blood Tea and Red String (2006)

É, não tem por onde fugir: os stop-motions dominaram este post. Dessa vez, estamos falando sobre “Blood Tea and Red String”, um filme relativamente curto, de uma fantasia macabra. A diretora, Christiane Cegavske, define seu filme como um “conto de fadas para adultos”. A definição pode ser simples, mas é certeira. Apesar dos poucos diálogos, o filme é capaz de nos prender pela sua beleza e, claro, história.

Trailer de “Blood Tea and Red String”

6. Contra-Filé (2019)

Este post não poderia terminar sem pelo menos uma animação brasileira, e, modéstia à parte, nosso país está nos representando muito bem! “Contra-Filé” é um curta bem curto mesmo, de 14 minutos, que conta sobre um rapaz tentando escapar da morte, forjando… sua própria morte. O curta ganhou diversas premiações, mas o melhor de tudo é que você pode assistir à animação pelo YouTube mesmo.

Trailer de “Contra-Filé”

7. Los Huesos (2021)

Por fim, dos mesmos diretores de A Casa Lobo, Cristóbal León e Joaquin Cociña, tem ainda “Los Huesos”, vencedor do melhor curta-metragem da mostra Horizonte Festival de Veneza. A narrativa conta a história de uma moça que, com partes de cadáveres, realiza um ritual que convoca Diego Portales e Jaime Guzmán, antigos ministros. Trata-se, sobretudo, de um filme político que vale a pena ver.

Trailer de “Los Huesos”

Leia mais:

Estudante de Tradução e redatora há mais de 2 anos.