Drova – Forsaken Kin captura a essência da série “Gothic” e apresenta um mundo fantástico, embora sombrio, profundamente imerso na mitologia celta. O jogo, um brutal RPG de ação ambientado em um cenário único e sombrio, que certamente me surpreendeu. Com uma profundidade surpreendente abaixo da superfície, este RPG de mundo semi-aberto tem muito a oferecer, contanto que sua dificuldade inerente não te desanime.
Ambientada em um mundo artesanal inspirado por gigantes do gênero e pela mitologia celta. Ele tem sido comparado a “Dark Souls” e Gothic, e é justo dizer que as semelhanças estão lá – desde o tom do mundo até a vibe geral ao jogar. Assim como suas inspirações, Drova também apresenta alta dificuldade e uma narrativa sombria, mas vamos explorar esses aspectos em mais detalhes mais tarde.
Conheça Drova
O jogo começa mostrando a vida em sua vila, revelando a luta diária por comida e sobrevivência até que os guerreiros da tribo trazem para casa uma pedra misteriosa. Após ouvir os druidas – sacerdotes do antigo povo celta – da vila discutirem sobre um paraíso chamado Drova, você os segue para a floresta e testemunha uma cerimônia fracassada, que desperta espíritos antigos e te deixa preso em outro mundo. Ao perceber que está em Drova, você descobre que este mundo está longe do paraíso prometido e precisa aprender a viver ao lado dos poucos sobreviventes que tentam dominar Drova por conta própria.
As inspirações celtas do jogo são imediatamente aparentes, com o assentamento druídico de Nemeton em Drova tomando seu nome dos bosques sagrados que serviam como locais de culto para os antigos povos celtas. A inspiração celta é algo que tenho visto com mais frequência em jogos de fantasia modernos e temas que datam até mesmo da franquia “Witcher”, que, francamente, é uma excelente fonte de inspiração, e Drova – Forsaken Kin a utiliza bem para criar um mundo rico, desde seus campos tocados por fadas até uma abundância de roedores de tamanhos incomuns.
Drova – Forsaken Kin retrata este outro mundo como completamente inóspito para os humanos. O perigo está em cada esquina, e a sobrevivência é uma luta desesperada. Este tema se apresenta tanto na narrativa quanto na jogabilidade.
Alie-se ou fracasse
Sem dar spoilers, para sobreviver na terra de Drova, você terá que se aliar a uma de duas comunidades. Cada uma tem uma ideia diferente de como enfrentar o problema da sobrevivência em Drova. A história não avança sem que você escolha uma delas, e isso altera completamente tanto o final quanto a progressão geral do jogo, dependendo de quem você apoiar.
A promessa de um jogo com história onde suas decisões importam é algo que raramente se cumpre, mas Drova – Forsaken Kin faz essa promessa e a cumpre. Percebi isso logo no início, quando meu erro levou dramaticamente à morte de um personagem nomeado. Basta dizer que suas decisões importam, então você deve tomar cada uma com a devida cautela.
Deck13, os desenvolvedores de Drova – Forsaken Kin, também são responsáveis pelo jogo Atlas Fallen, no qual achei a escrita bastante decepcionante e muitas vezes difícil de ler devido a erros de tradução. Drova – Forsaken Kin é muito mais focado na escrita do que Atlas Fallen, e, embora haja momentos em que a localização não seja perfeita, no geral, a escrita é de qualidade muito superior em Drova.
Eu particularmente gosto dos momentos agridoces, geralmente com personagens lamentando suas dificuldades, mas reconhecendo que ainda têm vontade de continuar. Esse tema – de que você pode ser mais do que seus piores momentos e não deve perder a vontade de sobreviver – está presente em várias conversas e sempre me fez sorrir.
Também mencionei que os temas de perigo estão presentes na jogabilidade de Drova – Forsaken Kin, e eu não estava brincando. Muitas vezes, você se sentirá menos como um herói conquistador e mais como alguém perdido na floresta, desesperado para sobreviver.
Drova – Forsaken Kin não apresenta escalonamento de níveis ou barreiras reais além de alguns caminhos bloqueados pela história. Isso significa que o mundo pode e vai se tornar mais mortal à medida que você avança, forçando você a se preparar diligentemente e a considerar quais caminhos valem a pena seguir. De modo geral, é melhor completar todas as missões de uma área antes de partir, pois isso geralmente te dará os pontos de experiência e o equipamento necessário para sobreviver, ou ao menos aumentar suas chances.
Mesmo inimigos para os quais você está preparado podem te matar rapidamente se você não for cuidadoso. Enquanto a maioria dos inimigos pode ser derrotada em alguns golpes, o mesmo pode ser dito sobre você. Além de coletar cuidadosamente o melhor equipamento, você também deve dominar o sistema de combate surpreendentemente profundo do jogo.
Drova – Forsaken Kin usa um sistema de combate baseado em “estado de fluxo”, que permite executar combos de ataque de arma ao atacar no momento certo. Bloquear, desviar, lançar feitiços e usar habilidades também estão presentes, e muitas dessas habilidades são aprendidas com mestres em Drova, que só ensinarão à medida que você os ajuda. Essas habilidades e feitiços são bastante divertidos e oferecem uma ótima recompensa por dedicar tempo para ajudar as pessoas e se envolver com a narrativa do jogo, além, é claro, da sempre presente recompensa de pontos de experiência.
Leia reviews de outros títulos que jogamos:
Deixe uma resposta