A Beta aberta de Fatal Fury: City of the Wolves começou dia 20 e vai até o dia 25 de fevereiro, nos trazendo um gostinho do que está por vir na versão final.
Uma jornada de redenção da SNK
A SNK está em um caminho um tanto quanto curioso. Lentamente ela fez o seu lugar nos jogos de luta modernos, e teve seu primeiro experimento no estilo tradicional “3D-2D” em The King of Fighters XIV com reações mistas em relação ao jogo, devido a seu (bastante visível) baixo orçamento, com modelos de personagens com baixa qualidade, animações que variam de boas para preguiçosas, e sem uma identidade visual definida que era uma das marcas de seus jogos de luta. Eles tinham uma personalidade muito forte, e foi por essas e outras que KoF se tornou bastante amado na América Latina e em outros cantos do mundo.

Mas pelo menos em relação a jogabilidade, eles quase nunca deixavam a desejar, após conseguir uma boa grana com KoF XIV, ela então decidiu fazer Samurai Showdown, que já mostrava um avanço bem promissor em relação a KoF XIV, e ela manteve o que fazia seus títulos isolados tão especiais em relação a KoF – enquanto KoF era uma saladona dos personagens da SNK, e meio que sua galinha dos ovos de ouro, seus outros jogos standalones seriam onde ela se esforça para mostrar que ainda tem a força que tinha nos anos 90, e claro, quanto mais dinheiro na conta, melhor polido seus jogos seriam, foi o caso com KoF XV, que mesmo usando bastante assets do título anterior, trouxe outra experiência completamente diferente da que tivemos com o XIV.
E como seu ciclo de lançamento parece se definir em KoF > jogo de luta Standalone, os jogadores estavam aguardando qual seria a sua próxima jogada, e bem, a SNK apostou GRANDE, ela nos trouxe de volta a franquia Fatal Fury, continuando o gancho que Garou: Mark of the Wolves deixou lá nos anos 90.
Não vou divagar mais a respeito do quão maluco foi esse anúncio, mas a importância de Garou é de uma escala gigantesca para a SNK. Na sua época, ele era o “rival” direto de simplesmente Street Fighter III e o jogo definitivamente batia de frente com ele de todas as formas, seja em fluidez de gameplay, ou visualmente falando.

Então quando estamos falando de Garou, estamos falando de um jogo que merece um tratamento especial por parte da SNK, ele precisa ser surpreendente como o primeiro foi.
Eu sou uma das pessoas que ficavam com pé atrás com os jogos modernos da SNK, eu não acho eles tão ruins visualmente falando, e acho eles bom o suficiente em gameplay, mas eu não achava que a SNK tinha potencial para trazer Garou de volta, até porque (tecnologicamente falando) ela não está conseguindo peitar a sua rival direta – a Capcom, nesses quesitos. Então eu achava que pra ela trazer Garou (que é Fatal Fury de novo, nunca vou entender) de volta, teríamos que esperar pelo menos mais uns 4 jogos e boas vendas desses jogos, mas acho que eles estavam confiantes o suficiente para competir com Street Fighter 6, e faz sentido, Street Fighter 6 foi o mais próximo que a Capcom ficou de Street Fighter III em todos esses anos, é interessante (e arriscado) a SNK trazer Fatal Fury de volta.
E caramba, não é que a SNK conseguiu?
O que temos nessa beta?

A Beta aberta de Fatal Fury: City of the Wolves nos trás uma certa limitação em seus modos, aqui temos apenas as configurações básicas do jogo, o modo offline que tem apenas o modo Praticar com um Tutorial básico das mecânicas do jogo, e o modo Online com partidas Rankeadas, partidas Casuais, a possibilidade de criar e procurar Salas de outros jogadores, um Perfil Online para editar informações dentro do jogo, e um leaderboards, temos apenas o básico para testar mesmo, e infelizmente não temos um modo treino para experimentarmos os personagens, mas isso já era esperado, já que isso também de certa forma impede que os jogadores mais experimentais fiquem melhor que outros quando o lançamento ocorrer, e impede que os jogadores de PC acessem o jogo e fiquem treinando até o jogo de fato ser lançado, então o que temos aqui é aprender tudo na base do instinto.

Infelizmente o tutorial é apenas com o Rock Howard, seria bom se tivéssemos tutorial com todos os personagens disponíveis para pelo menos testarmos suas possibilidades e conhecer cada um deles melhor antes de partirmos para o online.
O roster conta com 8 personagens, que é um bom número. Entre eles temos o protagonista Rock Howard; o famoso Terry Bogard; a queridinha de todos – Mai Shiranui; B. Jenet; Hotaru Futaba; Kain R. Heinlein; Preecha e Vox Reaper, é um bom roster para uma beta de tempo limitado.
Contamos também com 4 estágios incrivelmente bem feitos, e a SNK mostra que sempre será a melhor em fazer estágios, o estágio de treino é um dos melhores que eu já vi, e cada tela segue muito esse aspecto mais pé no chão (tirando a Training Ground, mas nem ela viaja muito) e urbano que Fatal Fury sempre mandou muito bem.

E claro, ingame o jogo é muito lindo, nos trás um visual meio puxado para o cartunesco que ironicamente seria uma evolução muito boa para Marvel vs Capcom, ele parece que é uma melhora daquele estilo cel shade que o MvC 3 nos trouxe, com efeitos de quadrinhos e partículas impressionantes, cada golpe tem um efeito que dá um grande ênfase em seu impacto, e as animações de combate dos personagens é muito bem polida, acredito que eles refizeram todas as animações do 0, sem reciclar dos KoF que saíram, mas posso estar enganado a respeito.

As stages tem bastante personalidade como eu já disse e bastante carinho em seus visuais, além de ter vários easter eggs em seus cantos.

Agora falando do jogo e da porradaria em si, o online funciona muito bem. Como praticamente todo jogo de luta hoje em dia, Fatal Fury: City of the Wolves também usa o Rollback Netcode em seu online para garantir mais estabilidade e menos delay na hora de realizar os inputs em uma partida, claro que se você encontrar alguém com uma conexão distante da sua, ainda vai ter problemas com lag e delay. Então o netcode precisa de uma geral também na busca e na estabilidade das conexões, e o matchmaking DEFINITIVAMENTE precisa de correção, pois estamos em uma beta aberta com crossplay entre todas as plataformas, e demora um bocado para encontrar partidas.

O jogo uma “pegada” mais pesada e pé no chão, os personagens tem um certo peso em suas movimentações que faz esse jogo ser bem diferente das loucuras que geralmente nós vemos em KoF, tecnicamente falando alguns personagens precisam de um certo balanceamento, Kain é muito bom e o Vox tem ótimos confirms que o levam a combos destruidores com poucos recursos, e outros têm precisam de melhoras, o Terry mesmo parece um armário, eu particularmente achei ele pesado e lento demais, e não é como geralmente o Terry é em qualquer jogo, ele também não tem as possibilidades de combos que os outros personagens possuem, você definitivamente precisa trabalhar bem com ele para chegar em um bom resultado, então isso são coisas que a SNK precisa tomar notas até o lançamento do jogo.

A beta também trouxe alguns problemas pequenos, problemas de carregamento, delay na navegação do menu, entre outros que por sorte serão corrigidos na próxima beta (se rolar) ou no lançamento do jogo.
Versão de PS4 vs PS5
Fico feliz em dizer que a versão de PS4 do jogo também é bem jogavel apesar de alguns pesares.
O tempo no loading é mais demorado, as coisas demoram mais para carregar, e o jogo apresenta um tipo de Stuterring na tela, que faz com que o jogo perca mais o seu fluxo de gameplay, são coisas que podem melhorar até o lançamento do jogo, mas como é uma versão de old gen, eu não criaria tantas expectativas.
A vantagem aí é jogar com o controle de PS4, que é (pessoalmente) um dos melhores controles para se jogar um jogo de luta.

O que esperar?
Tudo indica que Fatal Fury: City of the Wolves não só vai ser um dos melhores lançamentos que a SNK moderna já fez, como um dos melhores jogos de luta do ano.
O jogo ainda precisa de melhorias técnicas até o seu lançamento, que por sorte os desenvolvedores do jogo já estão cientes a respeito e se tudo vier no lugar até lá, teremos mesmo um título digno do nome que carrega.
Fatal Fury: City of the Wolves terá um elenco bem denso de personagens jogáveis, e custando R$299,00 os jogadores terão acesso a primeira Season Pass do jogo com Andy Bogard, Joe Higashi, o Mr. Big, e Ken e Chun-Li de Street Fighter, independente da versão que comprarem. Além de ter uma estranha e misteriosa colaboração com o jogador Cristiano Ronaldo que teve um breve anúncio sem muitos detalhes.
Fatal Fury: City of the Wolves lança no dia 24 de Abril deste ano para PlayStation 4/5, Xbox Series S/X e PC.
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