Josh Freese é demitido do Foo Fighters após dois anos na banda: 'Chocado e desapontado'
Divulgação

Josh Freese é demitido do Foo Fighters após dois anos na banda: ‘Chocado e desapontado’

Baterista revelou que nunca havia sido dispensado de um grupo antes

Em um comunicado surpreendente publicado em suas redes sociaisJosh Freese anunciou sua saída do Foo Fighters após dois anos como baterista oficial da banda. A decisão partiu dos integrantes do grupo, que informaram a ele, na semana pasada, que seguiriam “em uma direção diferente” com a formação.

“Os Foo Fighters me ligaram na noite de segunda para dizer que decidiram ‘seguir em uma direção diferente com seu baterista’. Nenhum motivo me foi oferecido”, escreveu Freese no Instagram.

“Nos meus 40 anos como baterista profissional, nunca fui demitido de uma banda, então estou um pouco chocado e decepcionado.”

O músico, conhecido por seu histórico em bandas como The Offspring, Guns N’ Roses e The Vandals, entrou para o Foo Fighters em 2023, substituindo Taylor Hawkins, falecido em 2022. Durante seu tempo no grupo, participou de turnês e apresentações marcantes, incluindo o retorno da banda ao Coachella em abril deste ano.

Quem assume as baquetas do Foo Fighters?

Apesar de Freese não ter especulado sobre seu possível substituto, a atenção se volta para Shane Hawkins, filho de Taylor, que já tocou com a banda em tributos ao pai e tem ganhado destaque em projetos como The Alive e Chevy Metal. Aos 18 anos, o jovem baterista é visto como uma escolha simbólica e emocional para o posto.

Outros nomes cogitados incluem Rufus Taylor (The Darkness), que participou dos shows em homenagem a Hawkins, e Matt Cameron (Pearl Jam), embora este último tenha compromissos fixos com sua banda.

O Foo Fighters fará sua primeira apresentação do ano no GP de Fórmula 1 de Singapura, em 3 de outubro, ao lado de artistas como Elton John e Smashing Pumpkins. A expectativa é que o novo baterista seja anunciado antes do evento.

Enquanto isso, Freese brincou sobre a situação e publicou nesta segunda-feira (19), em seu Instagram, uma lista de 10 motivos que levaram sua demissão do Foo Fighters:

TOP 10 POSSÍVEIS MOTIVOS PELOS QUAIS JOSH FREESE FOI CHUTADO DOS FOOS
1. Assobiou “My Hero” sem parar durante uma semana inteira na turnê.
2. Só sabia o nome de uma música do Fugazi.
3. Duas palavras: polirritmos.
4. Precisão de metrônomo na bateria considerada “sem alma”.
5. Exigia começar todo ensaio com um banho sonoro de cowbell de 20 minutos.
6. Nunca sequer tentou deixar a barba crescer.
7. Não apareceu no estúdio porque Mercúrio estava retrógrado.
8. Prometeu ao Noodles [guitarrista do Offspring] que ele poderia ser o quarto guitarrista.
9. Recusava-se a se apresentar a menos que garantissem um tabuleiro Ouija e nunchakus após cada show.
10. Toda a história do poodle estava ficando um pouco demais.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.