O episódio final de The Last of Us está oficialmente entre nós. Ao longo de 7 episódios, o seriado assumiu a difícil missão de adaptar o segundo jogo da franquia de jogos desenvolvida pela Naughty Dog, e entregou um desfecho em aberto, seguindo a obra original.
Recapitulando os eventos do último episódio, vemos um embate intenso no teatro. Abby, após receber a notícia da morte de seus amigos, chega no local com a determinação de exercer vingança mais uma vez. O resultado direto disso foi a morte fria de Jesse, enquanto Ellie e Tommy permaneceram encurralados pela personagem.
Após um corte seco, a cena final de The Last of Us mostra Abby em uma base operacional dos WLF, com uma legenda escrita “Seattle – Dia 1” na sequência. O desfecho rapidamente inflamou o público nas redes sociais, dada a intensidade e a dimensão deste final.
Apesar do susto em ver esta cena adaptada na televisão, aqueles que já visitaram os jogos não ficaram surpresos com o momento. No obra original, os evento acontece de uma maneira quase idêntica a da série.
O que acontece após o final de The Last of Us
No jogo, logo após o corte seco que segue o encontro de Ellie e Abby, somos levados para o passado. Assim como indica a cena final da série, o jogo apresenta a história da antagonista, nos mostrando o desenrolar de sua vida até os eventos de Seattle.
Esse é o principal ponto de partida da história. Na obra original, inclusive, é nesse momento que descobrimos a motivação de Abby em se vingar de Joel. Enquanto isso, o seriado tratou de revelar a informação logo no começo da segunda temporada.
Até o atual momento na história, o público enxerga Abby com o mesmo olhar destinado a qualquer outro antagonista em uma série apocalíptica, com uma animosidade especial pela cruel morte de Joel nas mãos da personagem.

Com a confirmação da terceira temporada da série, portanto, teremos uma visão ampliada da personagem. Ainda não há confirmação sobre a presença de Ellie na próxima temporada, ainda mais com a possbilidade de uma etapa focada inteiramente em Abby. Apesar disso, é fato que a então antagonista terá um papel de destaque no futuro.
Por fim, o público pode esperar por mais momentos intensos na próxima temporada, com uma perspectiva alternativa dos eventos nos três dias em Seattle. O futuro promete embates intensos, com maior destaque para o conflito entre os WLF e os Serafitas, além das questões pessoais de Abby.
SPOILER – A história de Abby
Agora que já contextualizamos o eventual enredo da terceira temporada da série, podemos seguir para os exatos acontecimentos nesse momento da história, com spoilers. No jogo, logo após aquela que seria a cena final de The Last of Us no seriado, assumimos o controle de Abby.
O primeiro momento dessa sequência mostra uma versão mais nova da personagem em um bosque, procurando pelo seu pai, Jerry. Neste momento, descobrimos que ele é médico e que estava procurando por algum animal na floresta.

A cena revela, por fim, que Abby, o pai e Owen faziam parte dos Vagalumes, e que uma garota com uma antiga marca de mordida no braço havia acabado de ser resgatada pelo grupo. É assim que descobrimos a verdadeira ligação entre Abby e Ellie. Jerry insistiu em sacrificar Ellie para desenvolver uma cura, o que resultou em sua morte pelas mãos de Joel.
Após esse momento, o jogo mostra a fatídica morte de Joel na perspectiva de Abby. Ao contrário do que ela imaginava, o ato não trouxe um alívio e nem mesmo uma satisfação, somente um vazio. Em seguida, somos posicionados novamente no primeiro dia em Seattle.
Seattle – Dia 1
Aqui, acompanhamos Abby, Manny e Mel em um patrulha de rotina. O trio é atacado por Serafitas, e o jogo estabelece todo o conflito entre os dois grupos. Além disso, somos apresentados ao drama entre os personagens deste núcleo. Descobrimos que Abby já esteve em um relacionamento com Owen, que agora espera um filho de Mel. A relação dos três é conflituosa e desajeitada.
Eventualmente, o trio retorna para uma base dos WLF. É revelado também que Owen está desaparecido, com rumores indicando que ele atirou em um colega para defender um Serafita, e depois fugido sem deixar pistas.
Levando em consideração seu afeto por Owen, Abby decide convencer Isaac, o líder dos WLF, a mandar soldados para descobrir o paradeiro do amigo. O pedido, porém, é negado. O motivo se dá pelo fato que Isaac planejava um grande ataque aos Serafitas, com a intenção de dizimar o grupo de uma vez por todas, e Abby era sua melhor soldado.

A narrativa segue e percorre por alguns flashbacks entre Owen e Abby. A dinâmica entre o antigo casal mostrava um homem entusiasmado e alegre, e uma mulher perturbada por uma grande perda. Abby não conseguia deixar a morte de seu pai para trás, e este provavelmente foi o motivo do rompimento do casal. Sua obsessão era forte demais para deixar alguém intervir.
Voltando para o presente, Abby decide encontrar Owen por conta própria, e tinha o aquário como principal palpite da localização do amigo, já que ambos costumavam visitar o local antigamente. No caminho, porém, ela sofre um ataque dos Serafitas.
Lev e Yara
Os Serafitas sequestraram Abby, e estavam prontos para enforca-la, simplesmente por ser uma WLF. Entretando, ela sai viva graças a interferência de Lev e Yara, dois Serafitas que, por algum motivo, estavam sendo perseguidos pelo próprio grupo.
Dedico um momento para contextualizar estes dois personagens de maneira breve. Ao decorrer da história, descobrimos que Lev nasceu como Lily. Ele e sua irmã Yara foram considerados como traidores pelos Serafitas após a simbólica transição de gênero do personagem, que raspou todo seu cabelo em segredo, ato destinando somente aos nascidos homens do grupo.

Portanto, Abby, Lev e Yara conseguem fugir e acham um esconderijo longe daquele local. Ainda relutante por ajudar um Serafita, Abby se certifica da segurança dos irmãos e continua sua própria jornada em busca de Owen.
Ela eventualmente chega no aquário e encontra Owen. Em uma cena de grande importância, Owen conta que não simpatiza mais com a luta dos WLF e que está cansado de atacar Serafitas para defender um território pelo qual ele não se importa mais.
Owen então revela sua vontade em ir para Santa Barbara, onde há rumores de que um pequeno grupo de Vagalumes ainda existem. Os personagens se desentendem durante a conversa, mas a cena termina com um momento íntimo entre os dois.
O momento, porém, despertou algo em Abby. Acontece que Owen estava certo, afinal. Para ela, a guerra contra Serafitas não fazia mais sentido. Após sair do aquário na manhã seguinte, a personagem decidiu voltar para Lev e Yara, com a intenção de proteger os irmãos, ainda que ela não soubesse exatamente o motivo desse desejo.
Uma segunda chance
A partir desse momento, o foco da história gira em torno de Abby e Lev. É certo dizer que a relação entre os dois personagens teve um desenvolvimento semelhante à de Joel com Ellie. Um indivúduo encontrou o outro, e de repente não se viam mais longe um do outro.
Nos dois dias seguintes em Seattle, acompanhamos Abby tentando ajudar os irmãos, inclusive pedindo ajuda a Owen e Mel para conseguir cuidados médicos a Yara, que tinha um braço quebrado. O desdobrar da história, ainda que distante, fez o caminho de Abby cruzar o de Ellie novamente. Eventualmente, ao encontrar todos seus amigos mortos, a vingança novamente veio visitá-la. O futuro, veremos em breve.
Leia também:
Deixe uma resposta