Tormented Souls 2 é uma sequência direta do primeiro game. Desenvolvido pela Dual Effect e publicado por PQube, Tormented Souls 2 possui lançamento previsto para esse segundo semestre de 2025, mas toca o coração ansioso dos fãs com uma demo de pouco mais de 1 hora de jogo.
História
Após os eventos traumáticos vivenciados no Hospital Wildberger durante o primeiro game, Caroline Walker tenta reconstruir uma rotina ao lado da irmã, Anna. No entanto, o alívio inicial logo se dissolve diante de um novo e inquietante cenário: Anna passa a ser atormentada por visões recorrentes de violência e morte, que se manifestam por meio de desenhos cada vez mais perturbadores – imagens que não demoram a adquirir contornos reais e ameaçadores.
Tentando proteger a irmã, Caroline parte rumo a Villa Hess, uma cidade isolada nas montanhas do sul do Chile, que abriga um convento/clínica para o tratamento da irmã. O que parecia ser uma tentativa de cura rapidamente se transforma em mais um mergulho no horror. Por trás da cordialidade dos funcionários e da aparência serena da instituição, esconde-se uma verdade profundamente corrompida, capaz de arrastar as irmãs de volta a um ciclo de pesadelo, onde a lógica e a sanidade novamente se veem postas à prova.
Caroline percebe que a paz era ilusão ao acordar e não encontrar a irmã ao seu lado. Quando parte em busca de Anna, a encontra sendo levada pelas freiras do convento e percebe que tudo não se passa de uma grande seita. Caroline leva uma pancada na nuca e apaga, ao acordar o game se inicia de verdade: andamos pelos corredores em busca da irmã perdida, enquanto a sensação de perseguição cresce entre as sombras.

Mecânicas
São poucas horas de gameplay para ter de fato um vislumbre correto de todas as mecânicas de Tormented Souls 2, entretanto bons pontos se sobressaem e que provavelmente serão os principais pontos positivos de quando o game realmente lançar. Estou falando, principalmente, da escolha de câmera. O game retorna ao classicismo dos games de terror com uma câmera fixa (como nos primeiros Resident Evil e Dino Crisis), estimulando não só a nostalgia, mas criando uma atmosfera de horror por não saber o que nos espera na próxima esquina. Não há a liberdade de ficar olhando para todos os lados, apenas de andar e enfrentar logo o que está por vir.
A câmera fixa é ótima para criar atmosfera, mas leva um tempo até que se pegue as manhas de jogar nesse estilo. Quando a câmera troca, os botões também mudam, podendo inverter as direções de mira e caminhada, o que pode causar não só um estranhamento como também abrir espaço para erros. Aqui, se a câmera se inverter durante uma perseguição, você vai acabar se perdendo no mapa e até mesmo nos botões, sendo pego mais facilmente.
Durante os combate isso se repete. É necessário ter bastante atenção nas trocas de câmera para não levar dano atoa. Ainda que a câmera não mude, senti, em particular, um incomodo. O combate pareceu travado demais em certos momentos, deixando a peteca cair em questão de ação e emoção. Não é algo que vai incomodar tanto, mas o game se torna um pouco mais frio quando você começa a se defender.
Outra mecânica clássica dos games de horror antigo é manter pontos limitados de checkpoint. Em Tormented Souls 2 você só consegue salvar em pontos específicos do mapa e usando de fitas de gravação. Se precisar sair durante a gameplay, é bom parar quando estiver em uma sala de salvamento para não perder todo o progresso.

Ambientação
Retornando a escopaestesia (aquela sensação de estar sendo vigiado em todos os momentos) o game trabalha a paranoia de uma forma muito séria e imersiva. A música tema nos fundos e os sons ambientes constroem uma atmosfera de que tem alguma coisa muito errada acontecendo. Na vida real, esperamos que um convento seja silencioso, ou que tenha apenas murmúrios de rezas – que por sinal já é bem assustador -, mas no game o silêncio é quebrado por som de passos e barulhos ecoando pelo espaço.
Tudo o que foi relatado anteriormente é complementado pela estética do game. O design dos mapas e a arquitetura do convento remete ao clássico de uma igreja católica antiga: cheia de imagens, cálices, velas e madeira rangendo – por pouco não sentimos o cheiro do incenso brotando na tela-. O jogo de luz e sombra torna tudo ainda mais imersivo, transformando o escuro em um grande inimigo. Ainda mais quando descobrimos que não podemos nos aventurar na escuridão sem a luz de um isqueiro, tornando lâmpadas e velas grandes pontos de “respiro”.

Tormented Souls 2 não tem uma data específica de lançamento, mas estará entre nós ainda em 2025. Enquanto isso, você pode aproveitar da Demo na Steam.
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