Berserk ultrapassa 70 milhões de cópias em circulação
Young Animal/Divulgação

Berserk ultrapassa 70 milhões de cópias em circulação

Novo volume chega ainda em agosto no Japão

O mangá Berserk, de Kentaro Miura, alcançou a marca de 70 milhões de cópias em circulação no mundo, segundo a nova edição da revista “Young Animal”, da editora Hakusensha. O número inclui exemplares em diversos idiomas, com destaque para as versões em inglês (9 milhões), francês (8 milhões) e italiano (5 milhões). Do total, 30 milhões correspondem a edições publicadas fora do Japão.

A editora japonesa confirmou também que o 43º volume da obra será lançado em 29 de agosto, no Japão. Este será o 2º volume produzido após a morte de Miura, ocorrida em maio de 2021 por conta de uma dissecção aguda da aorta, e marca a continuidade da série sob nova direção criativa.

Desde junho de 2022, a produção de Berserk está a cargo do Studio Gaga, formado por ex-assistentes de Miura, com supervisão de Kouji Mori, amigo de infância do autor. Mori afirmou na época que conhece o desfecho da história, já que “foi consultor frequente de Miura para os detalhes do enredo”, segundo relato da Anime News Network.

Berserk

Lançado como one-shot em 1988 e transformado em série regular no ano seguinte, Berserk se consolidou como um dos mangás mais influentes e sombrios da história. A narrativa gira em torno de Guts, um guerreiro amaldiçoado que enfrenta criaturas demoníacas em busca de vingança após uma traição devastadora.

O volume 42, primeiro sob a nova equipe, foi publicado em setembro de 2023, enquanto o volume 41, com os últimos capítulos assinados por Miura, saiu em dezembro de 2021. No Brasil, a série é publicada pela Panini. O anime clássico está disponível na Netflix, e as versões mais recentes podem ser assistidas na Crunchyroll.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.