A desenvolvedora Crystal Dynamics, responsável pela série Tomb Raider, confirmou mais uma rodada de demissões em razão de “condições de mercado em evolução”, conforme comunicado difundido em sua página oficial no LinkedIn.
Trata-se da terceira onda de cortes em dois anos: os cortes anteriores ocorreram em março, com 17 funcionários dispensados, e em 2023, com a saída de cerca de 10 funcionários.
A empresa enfatizou que essa foi uma decisão difícil, mas necessária para preservar a saúde financeira do estúdio e priorizar suas frentes criativas. Segundo a nota oficial: “a decisão não foi tomada levianamente… mas era necessária para garantir a sustentabilidade do estúdio e proteger as prioridades criativas fundamentais”.
Apesar dos cortes, Crystal Dynamics assegurou que o desenvolvimento do próximo título de Tomb Raider, em parceria com a Amazon Games, não foi afetado pelos desligamentos. O projeto, anunciado em 2022, segue em desenvolvimento com Unreal Engine 5, embora poucos detalhes tenham sido divulgados até o momento.
Vale lembrar que a Crystal Dynamics estava trabalhando junto a The Initiative no reboot de Perfect Dark. Portanto, as demissões podem ser reflexo do projeto cancelado pela Microsoft, em julho deste ano 2025.
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