Foram revelados os indicados ao Mercury Prize de 2025. Entregue desde 1992, o prestigiado prêmio tem apenas uma categoria: a de melhor álbum feito por um artista britânico ou irlandês nos últimos 12 meses. Fontaines D.C. (com “Romance“), CMAT (“Eurocountry“), Pulp (“More”), PinkPantheress (“Fancy That“) e Sam Fender (“People Watching“) estão entre os concorrentes.
Como além do troféu, o ganhador leva também uma premiação em dinheiro, a tendência é que o Mercury Prize seja entregue a um artista ainda em ascenção. Ano passado, os vencedores foram o English Teacher com “This Could Be Texas“.
Por outro lado, a lista deste ano traz nada menos que dois vencedores e quatro indicados em edições anteriores. O Pulp ganhou em 1996 com o emblemático “Different Class” e o Wolf Alice em 2018, ano de “Visions Of A Life“. CMAT, FKA twigs, Sam Fender e os irlandeses do Fontaines D.C. – estes em sua terceira nominação – são os artistas que quase chegaram lá.
Os mais recentes trabalhos de Emma-Jean Thackray, Jacob Alon, Joe Webb, Martin Carthy e Pa Salieu também foram lembrados pela comissão julgadora. O vencedor será conhecido em 16 de outubro.
Veja a lista dos indicados:

- CMAT – “EURO-COUNTRY“
- Emma-Jean Thackray – “Weirdo“
- FKA twigs – “EUSEXUA“
- Fontaines D.C. – “Romance“
- Jacob Alon – “In Limerence“
- Joe Webb – “Hamstrings & Hurricanes“
- Martin Carthy – “Transform Me Then Into A Fish“
- Pa Salieu – “Afrikan Alien“
- PinkPantheress – “Fancy That“
- Pulp – “More“
- Sam Fender – “People Watching”
- Wolf Alice – “The Clearing“
Leia mais:
Deixe uma resposta