Reprodução Instagram Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal morre aos 89 anos; veja a repercussão

Velório do "'bruxo da música brasileira' será aberto ao público

O anúncio da morte de Hermeto Pascoal na noite deste sábado, 13 de setembro. Fez com que muitos fãs e músicos fossem às redes sociais homenagear o grande “bruxo da música brasileira”, que morreu 89 anos.

Seja nas postagens das redes sociais do músico ou em posts em seus perfis, a lista de artistas que se manifestaram é bastante diversa. De Tiago Iorc a Kamasi Wasington, passando por João Gordo – a lista de nomes mostra o grande alcance que a obra, e a figura, de Hermeto tiveram na vida das pessoas.

Veja algumas postagens:

Velório aberto ao público

Na manhã deste domingo, as informações sobre o velório do artista foram divulgadas. Os fãs poderão se despedir do músico nesta segunda-feira, dia 15 na Areninha Hermeto Pascoal, localizada em Bangu, no Rio de Janeiro, das 14h00 até as 21h00. Segundo a postagem, o local fica próximo ao Jabour, onde Hermeto viveu grande parte de sua vida.

Hermeto Pascoal foi uma das figuras mais singulares da nossa música. O “albino Hermeto”, como disse Caetano Veloso em “O Estrangeiro” via música em tudo. Com ele, uma simples conversa ou uma chaleira já bastavam para inspirá-lo a compor. Para além desse lado folclórico, havia também um virtuoso em diversos instrumentos e uma mente capaz de criar improvisos complexos em pleno show – algo que quem teve a oportunidade de vê-lo ao vovo certamente não se esquece.

Em sua longa discografia, alguns álbuns merecem mais destaque. “A Música Livre de Hermeto Pascoal” (1973), “Slaves Mass” (1976) e seu útimo registro em disco, o belo, “Pra Você, Ilza” (2024) são excelentes portas de entrada para esse universo sonoro único na música mundial.

Leia mais: