O Festival do Rio 2025 encerrou sua 27ª edição na noite de domingo (12) com a tradicional cerimônia no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Centro da cidade. A noite revelou os vencedores do Troféu Redentor, nas categorias da Première Brasil, e do Prêmio Félix, que juntos destacam o melhor do cinema nacional contemporâneo.
O longa Pequenas Criaturas, dirigido por Anne Pinheiro Guimarães, foi o grande vencedor da mostra principal, levando o prêmio de Melhor Longa-Metragem de Ficção. A obra também conquistou o troféu de Melhor Direção de Arte, assinada por Claudia Andrade. Entre os destaques, “Apolo”, de Tainá Müller e Ísis Broken, venceu como Melhor Documentário, enquanto “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, foi premiado em Roteiro e também como Melhor Filme Brasileiro pelo Prêmio Félix.
A edição marcou ainda a estreia da categoria de Melhor Figurino, vencida por Renata Russo por “#SalveRosa”, e a volta do Prêmio do Público, que elegeu os favoritos entre as mostras Première Brasil e Novos Rumos. O evento teve apresentação de Cleyton Nascimento e Luisa Arraes.
Ao todo, 48 filmes competiram nas mostras oficiais e mais de 140 mil pessoas participaram das atividades ao longo dos 11 dias de programação.
Première Brasil
Melhor Longa-Metragem de Ficção
“Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães
Produtora: Bananeira Filmes
Melhor Longa-Metragem Documentário
“Apolo”, de Tainá Müller e Ísis Broken
Produtora: Capuri
Melhor Curta-Metragem
“Sebastiana”, de Pedro de Alencar — Terra Bruta e Céu e Sangue Filmes
e
“O Faz-Tudo”, de Fábio Leal — Casa Líquida
Melhor Direção de Ficção
Rogério Nunes, por “Coração das Trevas”
Melhor Direção de Documentário
Mini Kerti, por “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui”
Melhor Ator
Gabriel Faryas, por “Ato Noturno”
Melhor Atriz
Klara Castanho, por “#SalveRosa”
Melhor Ator Coadjuvante
Alejandro Claveaux, por “Ruas da Glória”
Melhor Atriz Coadjuvante
Diva Menner, por “Ruas da Glória”
Melhor Roteiro
Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, por “Ato Noturno”
Melhor Montagem
André Finotti, por “Honestino”
Melhor Fotografia
Luciana Baseggio, por “Ato Noturno”
Melhor Direção de Arte
Claudia Andrade, por “Pequenas Criaturas”
Melhor Figurino
Renata Russo, por “#SalveRosa”
Melhor Som
Ariel Henrique e Tales Manfrinato, por “Love Kills”
Melhor Trilha Sonora Original
Plínio Profeta, por “Apolo”
Prêmio Especial do Júri
“Cheiro de Diesel”, de Natasha Neri e Gizele Martins — Amana Cine e Baracoa Filmes
Première Brasil – Novos Rumos
Melhor Curta-Metragem
“Ponto Cego”, de Luciana Vieira e Marcel Beltrán — Cinema Inflamável
Menção Honrosa
“Os Arcos Dourados de Olinda”, de Douglas Henrique
Melhor Longa-Metragem
“Uma em Mil”, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert — Atala
Melhor Direção
João Borges, por “Espelho Cigano”
Melhor Ator
Márcio Vito, por “Eu Não Te Ouço”
Melhor Atriz
Ana Flavia Cavalcanti e Mawusi Tulani, por “Criadas”
Menção Honrosa – Melhor Atriz
Docy Moreira, por “Espelho Cigano”
Prêmio Especial do Júri
Ângela Leal e Leandra Leal, por “Nada a Fazer”
Prêmio Félix
Melhor Filme Brasileiro
“Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher — Avante Filmes
Melhor Filme Internacional
“A Sapatona Galáctica (Lesbian Space Princess)”, de Leela Varghese e Emma Hough — We Made a Thing / Synapse
Melhor Documentário
“Copacabana, 4 de Maio”, de Allan Ribeiro — Acalante Filmes
Prêmio Especial do Júri
“Me Ame com Ternura (Love Me Tender)”, de Anna Cazenave Cambet — Novoprod Cinéma / Imovision
Voto Popular
Melhor Longa de Ficção
“#SalveRosa”, de Suzanna Lira
Melhor Longa Documentário
“Cheiro de Diesel”, de Natasha Neri e Gizele Martins
Melhor Longa – Mostra Novos Rumos
“Herança de Narcisa”, de Clarissa Appelt e Daniel Dias
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