Cidadão Incomum | Super-herói brasileiro da literatura ganhar adaptação para o cinema
Divulgação

Cidadão Incomum | Super-herói brasileiro da literatura ganhará adaptação para o cinema

Longa produzido pela O2 Filmes vai adaptar saga literária de Pedro Ivo

O universo de Cidadão Incomum, criado pelo escritor e roteirista Pedro Ivo, vai ganhar vida nas telas. A O2 Filmes desenvolve uma adaptação cinematográfica da saga literária publicada pela Conrad Editora, com Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) na produção e Marcus Alqueres (forte nome na publicidade no país) na direção associada. O projeto promete levar ao cinema o primeiro super-herói brasileiro que enfrenta não apenas vilões, mas também as desigualdades e contradições do país.

A história acompanha Caliel, um jovem ator paulistano de classe média que desperta com poderes extraordinários e decide interpretar o papel de um super-herói em um Brasil realista e desigual. A trama, que mistura elementos de ficção científica, crítica social e realismo urbano, se tornou símbolo de uma geração que questiona o poder e o preço de tê-lo.

“Não existe, a princípio, nada de heróico em Caliel… são os choques de realidade que o transformam no super-herói que São Paulo, talvez, precise”, explica Pedro Ivo, autor da série literária e da HQ “O Sexto Poder”, lançada em 2024. A história também apresenta Tito, o primeiro super-herói trans dos quadrinhos brasileiros, capaz de distorcer a percepção da realidade.

Ainda de acordo com Ivo, o objetivo é expandir o universo de Cidadão Incomum para diferentes formatos – algo que ele também já faz em seu outro projeto, “DeZvivos” – da literatura e quadrinhos ao cinema e aos games. “Como artista e profissional, o meu negócio é criar peças de entretenimento no Brasil e para o Brasil”, resume.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.