Facebook: Liniker

Liniker ganha três gramofones no Grammy Latino 2025

Bad Bunny e Ca7riel & Paco Amoroso são os maiores vencedores do ano

Liniker ganhou três dos cinco gramofones a que concorria no Grammy Latino 2025. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (13) em Las Vegas. Todos os prêmios foram entregues nas categorias dedicadas aos artistas que cantam em português.

Veja Liniker cantar “Negona de Olhos Terríveis” no Latin Grammy 2025

A cantora ganhou em melhor canção em língua portuguesa e interpretação urbana em língua portuguesa, ambas pela faixa-título de “Caju“. O disco também escolhido o melhor álbum de pop contemporâneo cantado em português.

Bad Bunny e Ca7riel & Paco Amoroso são os grandes vencedores

Bad Bunny ganhou cinco prêmios no Grammy Latino 2025

Com cinco prêmios cada, os maiores vencedores da noite foram o superstar Bad Bunny e o cultuado duo Ca7riel & Paco Amoroso. O cantor nascido em Porto Rico fez o melhor álbum (“DeBÍ TiRAR MáS FOToS“, também eleito melhor álbum de música urban), canção urban (“DtMF“, também interpretação urban/fusão urban) e interpretação de reggaeton (“Voy A Llevarte Pa PR“).

Os argentinos foram premiados em melhor álbum de musica alternativa (“Papota“, também vencedor em melhor vídeo musical em versão longa), melhor canção alternativa (“Tetas“, que ainda ganhou melhor vídeo musical versão curta) e canção pop, por “El Día Del Amigo“. Além disso, Rafa Arcaute e Federico Vindver, que trabalham com o duo, ganharam como produtores do ano.

Mais vencedores

A noite também foi de celebração para Alejandro Sanz, autor da gravação do ano (“Palmeras En El Jardín“) e álbum pop comtemporâneo (“¿Y Ahora Qué?”) e Karol G, que ganhou os gramofones de canção do ano e canção tropical (por “Si Antes Te Hubiera Conocido“). O veterano Fito Paez levou em álbum de rock (“Novela“) e canção de rock (“Sale El Sol“, esta empatada com “La Torre” de RENEE).

A mexicana Natalia Lafourcade também foi multipremiada. A artista ganhou em álbum de cantor compositor (“Cancionera“, também o álbum com a melhor engenharia de som), enquanto a faixa-título do trabalho foi contemplada em melhor canção de cantor e compositor.

Outros brasileiros premiados no Grammy Latino 2025

Além de Liniker, os demais vencedores nas categorias dedicadas aos artistas que cantam em português foram: Eli Soares (melhor álbum de música cristã por “Memóri4s (Ao Vivo)“), Baianasystem (álbum de rock ou música alternativa, com “O Mundo Dá Voltas“), Sorriso Maroto (“Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3“, ganhou em álbum de pagode).

Continuando, Luedji Luna fez o melhor álbum de música popular/música afro-portuguesa brasileira com “Um Mar Pra cada Um“) e Chitãozinho & Xoror, o de música sertaneja, com “José & Durval“. Por último, “Dominguinho“, disco que João Gomes, Mestrinho e Jota.pê gravaram em conjunto, foi o melhor álbum de música de raiz.

Outro brasileiro lembrado foi Hamilton de Holanda. O disco que ele gravou com seu trio em Nova Iorque foi o melhor álbum de jazz, ou jazz latino de 2025. O trabalho empatou com “Cuba And Beyond“, de Chucho Valdés e o Royal Quartet.

Leia mais: