Um vídeo que traz Os Mutantes cantando “A Day In The Life”, o clássico dos Beatles, na TV Cultura em 1969 apareceu no YouTube na terça-feira (7). A postagem deixou fãs da banda, e o próprio Arnaldo Baptista, integrante original do grupo, em estado de euforia. Por anos falou-se sobre a existência deste material, mas ele nunca veio a tona. Assista:
Melhor ainda, a íntegra do programa Jovem Urgente, com imagens em alta definição, e marca d’água da emissora, também foi disponibilizada. Ele mostra a banda paulistana cantando outras músicas, além de performances de Novos Baianos e Tom Zé. Além do cover, Os
A participação desses artistas no programa de debates que a emissora pública de São Paulo tinha partes conhecidas do público. As apresentações de “Panis Et Circensis” e “Quem Tem Medo de Brincar de Amor” já circulam pela rede há algumas décadas. A própria Cultura mostrou essa edição em algumas ocasiões, incluindo uma ainda no início dos anos 1990.
Já as imagens recém-postadas, são uma novidade. Igualmente impactantes são as apresentação de “Meu Refrigerador Não Funciona” e “2001“, que contou com a presença dos Novos Baianos, ou Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor cantando “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”, de Roberto Carlos.
Ainda não se sabe como essas imagens saíram do arquivo da TV Cultura para a internet. Logo, é possível que o material deixe rapidamente a rede.Veja a íntegra do Jovem Urgente exibido em 12 de dezembro de 1969:
Programa Jovem Urgente durou pouco

Uma espécie de precursor do “Altas Horas”, o Jovem Urgente durou pouco. Exibido em 1969, ele trazia o psiquiatra Paulo Gaudêncio (1934 – 2017, na foto acima) rodeado por pais e jovens discutindo temas que ainda fazem parte do cotidiano da juventude.
A atração foi bem recebida – ele ganhou o primeiro Troféu Imprensa da história da TV Cultura – mas também incomodou. Após uma edição onde o assunto tratado foi a sexualidade, grupos conservadores conseguiram derrubar a atração que deixou a grade da emissora após 32 episódios.
O programa foi censurado e sua exibição proibida em todo o país.
Leia mais:

















Deixe uma resposta