A Netflix e a Sony Pictures Entertainment fecharam um novo acordo global que amplia a chegada dos lançamentos do estúdio ao streaming após o fim das janelas tradicionais de exibição nos cinemas e no entretenimento doméstico.
Conforme apurado pela Variety, pelo contrato, a plataforma passa a ter direito preferencial de exibição — conhecido no mercado como Pay-1 — das produções da Sony em escala mundial. A parceria estende e aprofunda o entendimento firmado em 2021 nos Estados Unidos, que permitiu à Netflix licenciar filmes do estúdio depois da estreia nas salas de cinema. Embora os valores oficiais não tenham sido divulgados, fontes apontam que o acordo ultrapassa os US$ 7 bilhões.
Segundo as empresas, o novo acordo começa a valer em 2027 no mercado americano e será implementado de forma gradual em outros países, conforme os direitos locais forem liberados. A expectativa é que o acesso global e completo ao catálogo da Sony esteja disponível na plataforma no início de 2029.
Em alguns territórios, como Alemanha e países do Sudeste Asiático, produções do estúdio já são exibidas pela Netflix. Além dos lançamentos futuros, o contrato também permite o licenciamento de filmes e séries do acervo da Sony Pictures Entertainment.
Em comunicado, Paul Littmann, vice-presidente executivo de distribuição global da Sony Pictures Television, afirmou que o “novo acordo Pay-1 leva essa parceria a um novo patamar e reforça o apelo duradouro dos nossos lançamentos cinematográficos para o público global da Netflix”.
Entre os títulos previstos para chegar ao streaming estão projetos de grande visibilidade, como “Homem-Aranha: Além do Aranhaverso” e a série de quatro filmes sobre os Beatles dirigida por Sam Mendes. O acordo anterior já havia levado ao catálogo americano da Netflix sucessos recentes da Sony, como “Todos Menos Você” e “Venom: A Última Dança”.
Leia também:
















Deixe uma resposta