Fora dos jogos, Starship Troopers é uma franquia de filmes que se popularizou principalmente no final dos anos 90. Nacionalmente conhecido como “Tropas Estelares”, os filmes seguem a batalha dos humanos contra invasão alienígena, mas aqui eles parecem uma espécie de inseto gigante.
Starship Troopers recebeu até aqui variados jogos, indo desde o gênero estratégia em tempo real (RTS) ao tiro em primeira pessoa (FPS). Apesar da inspiração nos filmes, não conseguiu consolidar o mesmo sucesso, mesmo tendo bons jogos.
Isso nos leva ao novo título, Starship Troopers: Ultimate Bug War!.Tive a oportunidade de testar de forma antecipada a demo e desta vez o jogo aposta em ser um FPS com visual retrô. Apesar do lançamento marcado para 2026, ainda não há uma data confirmada, essa que deve vir a ser divulgada após feedback da comunidade com a demo.

Sobreviva aos insetos gigantes!
Quando Helldivers 2 foi lançado, as inspirações na franquia Starship Troopers eram claras, mas pessoalmente eu não tinha tido contato com nenhum jogo da franquia até aqui. E após essa demo eu me senti jogando Helldivers 2.
Na demo pude jogar uma missão e Starship Troopers: Ultimate Bug War! segue a mesma premissa de Helldivers 2. Temos que cumprir objetivos pelo mapa, seja tomar locais dos insetos e depois defender, ou destruir algum ninho. À medida que os objetivos são concluídos, novos irão surgir com instruções do comandante.
Além dos objetivos a serem realizados, também precisamos focar na sobrevivência contra hordas de inimigos. Para isso contamos com um arsenal de armas de fogo, granadas e suporte aéreo. Itens como munição e kits médicos surgem no mapa destacados com sinalizador vermelho.

Jogo aposta em visuais retrô
Confesso que, o meu maior incômodo com Starship Troopers: Ultimate Bug War! é o fato dos desenvolvedores apostarem em gráficos retrô. Gráficos realistas ou não para mim não tornam o jogo bom ou ruim, mas sinto que o título em questão casaria bem com visuais melhores.
Enquanto nos gráficos admito que foi decepção, na jogabilidade é um show de acerto. Em duas jogadas na fase completa disponível, testei diferentes armas e é tudo muito responsivo e divertido de jogar. Mesmo controlar um mecha e enfrentar as hordas de inseto a jogabilidade é fluida.
O fator replay também se fez presente com diferentes dificuldades para aumentar o desafio. São quatro dificuldades no total, cada uma delas rende mais ou menos pontuação na fase, algo que pode motivar os jogadores a repetir e bater novos pontos.
Já na trilha sonora, a demo apresentou uma ótima faixa, com músicas instrumentais inspiradas no filme original. Apesar de estar presente somente nos menus, ela cumpre seu papel. Enquanto isso, durante o gameplay a dublagem original é muito boa. Vale destacar que a demo estava legendada em português, mas não parece ter planos para dublagem em português.

Demo mostra potencial para um jogo satisfatório
Após jogar cerca de 1 a 2 horas da demo, repetindo a única missão disponível, posso dizer que Starship Troopers: Ultimate Bug War! apresenta um potencial para ser um jogo satisfatório e divertido de jogar. Apesar da minha reclamação quanto aos gráficos, o jogo pode atrair jogadores com senso nostálgico e principalmente aqueles que ainda permanecem fãs de Tropas Estelares.
Leia outras reviews:



















Deixe uma resposta