Neste domingo (20), o segundo episódio de The Last of Us foi ao ar e impactou o público com a morte de Joel, personagem interpretado por Pedro Pascal. A cena é o principal estopim para os conflitos futuros na temporada e estava sendo antecipada por muitos dos fãs.
Apesar do trágico momento da morte do Joel, a adaptação da HBO alterou alguns detalhes no último episódio em relação ao jogo. Assim como fizemos no primeiro episódio da série, separamos aqui as principais diferenças entre as duas mídias.
A morte de Joel
Na temida cena protagonizada por um taco de golfe, temos algumas diferenças importantes entre o jogo e a série. Primeiramente, na série, Joel está acompanhado de Dina no chalé antes de sua morte, enquanto no jogo, Tommy o acompanha. Em ambas as versões, porém, os personagens desmaiam, deixando Joel sozinho com o grupo de Abby.

Outra diferença está no momento em que Abby discursa para Joel antes de o matar. No jogo, a personagem é sucinta e evita dar muito contexto pro Joel, focando somente em fazê-lo sentir a mesma dor que ela sentiu graças a ele. Já na série, Abby explica exatamente a razão por trás de todo aquele ódio. O momento provavelmente foi pensado para dar um contexto maior para o público.
Em seguida, a série mostra Abby distribuindo socos em Joel, enquanto o jogo não mostra omite grande parte do espancamento do personagem. Após esse momento, tanto a série quanto o jogo introduzem Ellie na cena, para presenciar o momento.
A presença de Ellie
A execução da chegada de Ellie no chalé é praticamente idêntica nas duas mídias, tanto no roteiro quanto na execução da cena em si. Uma mudança significativa, porém, acontece justamente do tão esperado golpe final, que concretiza a morte de Joel na história.
Na série, Abby utiliza o taco de golfe para machucar Joel no início, porém decide usar suas próprias mãos para descontar toda sua raiva. Quando precisou tirar de vez a vida do personagem, a Abby do seriado usou uma lâmina, introduzida no pescoço de Joel, de maneira crua, rápida e silenciosa.

No jogo, porém, a personagem utiliza o taco de golfe durante toda a cena. O golpe final, portanto, foi dado com um acerto na cabeça, praticamente tirando a vira de Joel aos poucos, com cada acerto do taco, até o golpe de misericórdia no final.
A sequência permanece parecida, com um detalhe simples alterado. No jogo, após testumunhar a morte de Joel, ele desmaia após receber um chute na cabeça. Na série, ela permanece acordada até o final, conseguindo se arrastar até Joel e segurar seu corpo, já sem vida. Por fim, confira abaixo a cena completa no game da Naughty Dog:
Outras diferenças no episódio 2
Voltando ao começo do episódio, também temos diversas mudanças em relação ao jogo. Logo no início, temos uma cena em que Abby discute com seu grupo sobre como invadir Jackson e sequestrar Joel. No jogo, a personagem discute o assunto somente com Owen.
É importante destacar a versão da série, que mostra que os outros membros do grupo não estão tão determinados a prosseguir com a vingança quanto Abby. O jogo, por sua vez, nos da a entender que todo o grupo age de acordo na execução do plano.
Também temos a cena em que Jesse acorda Ellie para patrulhar. Aqui, a série altera completamente os grupos que realizam as patrulhas no episódio. Na série, Ellie sai com Jesse e Joel acompanha Dina. Já no jogo, Joel patrulha junto a Tommy, enquanto Ellie e Dina saem juntas.
As Patrulhas e a Invasão em Jackson
Na série, Ellie e Jesse ficam presos durante a tempestade no bunker de Eugene, na estufa de maconha. No jogo, é Dina que acompanha Ellie no bunker, em uma das principais cenas do jogo, quando as personagens conversam e compartilham um momento íntimo pela primeira vez.
Enquanto isso, o seriado mostra Joel e Dina resgatando Abby de um imensa horda de infectados exatamente da mesma maneira feita pelo jogo, com a pequena diferença da presença de Dina ao invés de Tommy.
Tommy
Este, por sua vez, recebe destaque em uma sequência de cenas inéditas criadas para a série. As invés de acompanhar Joel na patrulha, como no jogo, Tommy assumiu um papel igualmente perigoso: proteger Jackson de uma invasão de infectados.

No jogo temos a presença de uma grande horda de infectados, é verdade, mas a diferença é que eles nunca chegam à Jackson. O seriado acrescenta, então, essa nova ameaça no episódio, além do grupo de Abby, que nos faz temer pela vida de mais de um personagem.
A série mostrou centenas de infectados chegando à Jackson e conseguindo derrubar os muros, o que causou na morte de diversas pessoas na comunidade. Durante a invasão, Tommy assume o papel de comandante e lidera aqueles que lutavam para proteger a comunidade.
Destacando ainda mais a força do personagem, a série inclusive colocou Tommy frente a frente com um Baiacu, um outro tipo de infectado que impressiona pelo tamanho e força. Mesmo assim, o personagem saiu com vida e ajudou Jackson a se manter de pé durante a invasão.

A chegada da horda também foi explicada na série, algo que não acontece no jogo. Ao final do primeiro episódio, vemos a presença do fungo Cordyceps dentro de uma tubulação em Jackson. Neste último episódio, presenciamos o momento em que os moradores retiram galhos na mesma tubulação, mexendo no fungo, acordando e atraindo todos os infectados presentes na região.
Estas foram as principais mudanças entre as duas mídias. O próximo episódio The Last of Us será transmitido no próximo domingo (27), às 22h na Max. Recentemente, foi confirmada a terceira temporada da série, que deve seguir adaptando os eventos do segundo jogo da franquia de games da Naughty Dog, assim como na segunda temporada.
Leia também:
- The Last of Us 2×1 | As diferenças e semelhanças entre o jogo e o primeiro episódio
- Crítica | The Last of Us 2×2: O peso da morte e do caos
- The Last of Us | O acerto de contas
- The Last of Us | 12 produções asiáticas que todo fã da série ou jogo precisa assistir
- Review | The Last Of Us Part II Remastered (PC): A espera valeu a pena
Deixe uma resposta