Review | Absolum: A reinvenção do estilo briga de rua

Logo no início, imaginava que Absolum seria apenas mais um clássico beat ’em up ou “briga de rua”, mas para minha surpresa, eu não poderia estar mais enganado. O jogo entrega, de forma magistral, a essência dos grandes clássicos de arcade, como “Streets of Rage”, “Cadillacs and Dinosaurs”, “Captain Commando”, “Golden Axe”, entre muitos outros. Porém, além do básico dos beat ’em ups, o game oferece algo completamente novo, trazendo à tona todas as mecânicas modernas dos roguelites, ou seja, evolução de níveis, habilidades, itens e muito mais.

Mas vamos falar um pouco sobre o jogo. Absolum é fruto da parceria entre Dotemu, Guard Crush Games e Supamonks — um trio de estúdios que demonstra, mais uma vez, a paixão pela arte de criar experiências memoráveis. O título combina combate e agilidade em tempo real, resgata a intensidade dos clássicos briga de rua, acrescenta a profundidade estratégica e narrativa de um bom RPG e ainda entrega uma cinemática de alto nível, capaz de manter o jogador constantemente empolgado.

Uma aventura épica em Talamh

A história de Absolum se passa na terra devastada de Talamh, que um dia foi um mundo belo, fértil e repleto de magia, mas acabou destruído por magos ambiciosos. Como consequência, a população incapaz de usar magia passou a temer aqueles que a controlava. Em meio a esse turbilhão de eventos, surge o Rei Sol Azra, que se aproveita do caos da devastação para escravizar magos e se apoderar da magia por meio da Ordem Carmesim.

É nesse cenário que surge um grupo de rebeldes liderado pela grande feiticeira Uchawi, conhecida também como Mãe. Ao lado de um pequeno grupo de insurgentes vindos das sombras, eles recorrem a magias proibidas para desafiar o regime opressor do Rei Sol Azra.

A reinvenção que deu muito certo

Um mundo repleto de caminhos e rotas, inúmeras habilidades, uma grande variedade de itens, histórias marcantes e segredos a serem desvendados — isso resume, em essência, a proposta do jogo. E o melhor: tudo isso é entregue de forma generosa ao jogador em modo para um ou dois jogadores online ou no classico local com tela dividida. É possível assumir o controle de quatro personagens que surgem ao longo da campanha principal: a corajosa elfa Galandra, o resistente anão Karl, a ágil e misteriosa Cider e o excêntrico mago-sapo Bromi.

Explorar o vasto mundo de Talamh conduzirá o jogador a ambientes diversificados, muitas vezes com narrativas próprias tanto para inimigos quanto para aliados. Por isso, evite percorrer sempre o mesmo caminho, pois morrer nas primeiras horas do jogo faz parte da experiência e é um passo essencial para evoluir os personagens.

Aproveite o máximo que puder.

Aproveite ao máximo tudo o que surgir nas fases — desde simples adagas caídas no chão até habilidades temporárias ou permanentes capazes de mudar o rumo da aventura. Cada fase é repleta de elementos para explorar e que facilitam o gameplay, como itens de arremesso, por isso fique atento: esse tipo de item é acumulável, mas apenas do mesmo tipo, ou seja, se você coletar adagas, acumule o máximo possível e caso pegue outro item de arremesso, ele substituirá o anterior. Procure sempre por baús e itens escondidos, por isso quebre tudo o que encontrar pelo caminho.

As montarias são extremamente úteis, então use e abuse delas sempre que possível. Além disso, obtenha o quanto antes a habilidade de acariciar montaria, que permite que elas apareçam automaticamente nos locais de descanso. Aproveite também para usar dash, esquivas e paring, habilidades fundamentais para enfrentar todos os tipos de inimigos e superar os desafios das fases.

Prós e Contras

Prós

  • Muitas fases: Diferente de outros jogos de briga de rua, que basicamente seguem por fases lineares e terminam rapidamente, Absolum oferece diversas e rotas a serem exploradas, garantindo muitas horas de diversão.
  • Desafio balanceado: Morrer no jogo não é um problema, mas sim parte da solução. Então, lute ao máximo, aproveite tudo o que puder, morra e volte mais forte para evoluir seu personagem favorito.
  • Itens e muitos segredos: O jogo é muito generoso no drop de itens, facilitando um pouco a sua jornada.
  • Sistema de dificuldade: Caso se canse de tanto “apanhar”, é possível alterar o dano recebido e o dano causado. Com isso, o jogador pode se concentrar mais na história principal e explorar melhor o game.
  • Legenda localizada: O game está totalmente legendado em português-BR, o que facilita ainda mais a compreensão da história e dos personagens.
  • Modo multiplayer: Modo multiplayer online e local com a boa e velha tela dividida.

Contra

Foi difícil encontrar um ponto negativo digno de destaque, já que o game está extremamente bem polido. Não identifiquei bugs ou falhas que pudessem comprometer a experiência ou gerar descontentamento entre os jogadores.

Conclusão

Absolum é, de fato, um jogo para todos. Sendo assim, jogadores mais novos podem se divertir por horas explorando o vasto mundo de Talamh e adquirindo novas habilidades que facilitam a jornada até o final do game. Já os fãs mais saudosistas poderão se encantar com um clássico jogo de briga de rua, aproveitando o multiplayer local com tela dividida ou jogando com os amigos no modo online.

Não perca a oportunidade de experimentar Absolum, disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Leia também: