Al Pacino | Lenda do cinema ganha mostra no CCBB em SP
Al Pacino em "Advogado do Diabo" | Reprodução

Al Pacino | Lenda do cinema ganha mostra no CCBB em SP

Com 24 longas na programação, a mostra “PACINO” já passou pelo Rio de Janeiro.

Justamente quando pensei que estava fora, eles me puxaram de volta.” Com 84 anos de idade e quase 60 anos de carreira, Al Pacino carrega em seu currículo diversos sucessos de bilheteria e nada mais justo que o astro receba uma homenagem à altura de seus trabalhos.

Por isso, a partir de 06 de julho, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo será a casa da mostra “PACINO” que reúne vários clássicos do ator estadunidense, incluindo a exibição de um longa inédito em território nacional.

Paulo Santos Lima, curador da mostra, explicou durante o anúncio do evento qual a intenção por trás dessa seleção:

A história de vida de um artista do cinema é a de uma filmografia (…). Filmes costumam espelhar a realidade, e a intenção aqui é revermos a história do mundo e a das artes nas últimas cinco décadas através do gênio deste extraordinário artista.

E o curador continua:

Al Pacino é uma virtuose da interpretação de cinema, pelo que faz em cena e pelo que sua imagem emana da tela. Um ator genial que traz a finesse do método de atuação moderna que singulariza o cinema norte-americano e, especialmente, habita um imaginário coletivo, sendo uma referência transcultural

Além da exibição dos longas, Paulo Santos Lima também realizará um debate na quinta feira, dia 18/07, com um convidado a ser anunciado e a exposição também contará com um curso com o total de 06 horas de duração que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de julho sobre a história da atuação no cinema, contemplando o método moderno de atuação nos Estados Unidos.

A Filmografia de Al Pacino

Marcando presença em mais de 50 projetos, o que não faltam são opções para compor a seleção da mostra “PACINO” e, portanto, dentre eles, foram escolhidos 24 títulos que contemplam desde o início de sua carreira, como: “Os Viciados” (1971), de Jerry Schatzberg, onde interpreta seu primeiro protagonista, passando por clássicos; como a trilogia “O Poderoso Chefão” (1972 – 1990), de Francis Ford Coppola e; “Scarface” (1983), de Brian De Palma, chegando até os dias atuais com “Era Uma Vez Em… Hollywood” (2019), de Quentin Tarantino.

Tendo trabalhado com Sidney Lumet, Michael Mann e Taylor Hackford, é claro que longas como “Um dia de Cão” (1975), “Fogo Contra Fogo” (1995) e “Advogado do Diabo” (1997) não poderiam ficar de fora.

Longas indicados ao Oscar, como “Dick Tracy“, de Warren Beatty; “Justiça Para Todos“, de Norman Jewison; “Serpico“, de Lumet e; “Perfume de Mulher“, de Martin Brest, sendo esse último o responsável por garantir a vitória na categoria de “Melhor Ator” na premiação da Academia em 1993, também ganham sessões.

O inédito “Manglehorn” (2014), de David Gordon Green, estreia suas primeiras sessões em cinemas brasileiros por meio da mostra e, no longa, Al Pacino interpreta A.J. Manglehorn, um chaveiro recluso e solitário do Texas que passa os dias buscando conforto em seu trabalho e escrevendo cartas para um amor perdido há muito tempo. Afastado de seu filho Jacob (Chris Messina) e vendo na bancária Dawn (Holly Hunter) uma chama de alegria, o homem retorna à depressão e isolamento ao se ver frente à possibilidade de mudar a sua vida.

Para mais detalhes sobre os horários e sessões disponíveis, confira a programação completa da mostra “PACINO” aqui.

Mostra de Cinema “PACINO” – Informações Importantes

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Período: 06 de julho a 18 de agosto

Ingressos: Gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB

Funcionamento CCBB: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Acessibilidade 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Sessão com legendagem descritiva, audiodescrição e libras: O longa que contará com recursos de acessibilidade será “Um Dia de Cão” de Sidney Lumet com exibição na segunda-feira, 22/07, às 15h30.

Como chegar ao CCBB?

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Ao realizar esse projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, por meio de uma mostra que homenageia um dos maiores atores do nosso tempo e inspira uma nova geração de artistas e cinéfilos.

Confira Também: