Amazon encerra Prime Gaming e foca em novo serviço de jogos na nuvem
Montagem: Folha de Curitiba

Amazon encerra Prime Gaming e foca em novo serviço de jogos na nuvem

Jogos grátis continuam disponíveis para assinantes, mesmo sem Luna no país

A Amazon anunciou o fim do Prime Gaming, benefício que fazia parte da assinatura do Amazon Prime e oferecia jogos gratuitos para PC mensalmente. A mudança marca a migração definitiva do conteúdo para o Amazon Luna, plataforma de jogos em nuvem que passará a concentrar os esforços da empresa no setor.

Segundo comunicado enviado a usuários da Twitch, os assinantes continuarão tendo acesso a títulos gratuitos todos os meses, mesmo nos países onde o Luna ainda não está disponível oficialmente – como o Brasil. O modelo permanece sem custos adicionais, e os jogos poderão ser resgatados e mantidos nas contas dos usuários.

“Os membros Prime ainda continuarão aproveitando os benefícios de jogos grátis de PC todo mês (e eles podem baixar e ficar com eles para sempre)”, diz o aviso oficial enviado pela Amazon.

A reformulação também inclui uma nova identidade visual para o Luna, com interface redesenhada e a introdução de categorias inéditas. Entre elas está a GameNight, voltada para jogos sociais e experiências casuais, como “Courtroom Chaos: Starring Snoop Dogg”, jogo que mistura improviso, humor e inteligência artificial.

De acordo com Jeff Gattis, gerente geral do Luna, o serviço foi “reconstruído do zero” para se adaptar melhor às novas formas de consumo de jogos. Já o vice-presidente Steve Boom reforçou que a biblioteca seguirá com títulos AAA e agora também investirá em experiências mais acessíveis e multiplayer.

Mesmo sem previsão de lançamento no Brasil, o Amazon Luna já funciona em 14 países e é compatível com diversos dispositivos, incluindo smartphones, tablets, TVs e computadores – sem necessidade de hardware potente, bastando uma boa conexão com a internet.

A empresa também anunciou o plano Luna Premium, com jogos adicionais como “EA Sports FC 25”, “Batman: Arkham Knight” e “Team Sonic Racing”, voltado para quem busca uma experiência mais completa.

As mudanças foram reveladas no mesmo dia em que o Xbox Game Pass anunciou aumento de preços no Brasil, acirrando a disputa entre os serviços de assinatura de games no mercado internacional.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.