Applegate | banda vende músicas online para financiar novo disco: 'Se depender dos streamings, a gente morre de fome'
Renan Bueno/Divulgação

Applegate | Banda vende músicas online para financiar novo disco: ‘Se depender dos streamings, a gente morre de fome’

Os serviços de streaming podem até parecer facilitar nossa vida, afinal, em pleno 2024 ninguém parece querer acumular mídias digitais em computadores ou celulares, mas com essa nova lógica de mercado todo produtor de conteúdo teve que se adequar, no caso dos músicos, existe uma tentativa de equilíbrio em ter suas músicas disponíveis facilmente em todos os streamings e conseguir lucrar com suas suas músicas. Normalmente, a última opção é sacrificada.

Quebrando essa lógica, a banda paulistana de rock alternativo/psicodélico Applegate decidiu vender suas novas canções, como um acesso antecipado, antes delas entrarem nos serviços de streaming. De acordo com o guitarrista e vocalista do grupo, Gil Mosolino, o sonho da gravação do segundo álbum só foi possível por essa iniciativa. “Se depender dos streamings, a gente [artistas] morre de fome”, exclama.

Mosolino conta que a ideia surgiu da lógica de mercado do cinema. Onde existe uma bilheteria para o período de exibição nos cinemas e só depois os longas vão aos serviços de streaming.

Applegate | banda vende músicas online para financiar novo disco: 'Se depender dos streamings, a gente morre de fome'
(Carlos Alberto Jr/Conecta Geek) Gil Mosolino, vocalista e guitarrista da Applegate

Pensamos vender essas músicas por meio desses acessos antecipados como uma forma da banda sobreviver por si, sem que tirássemos do nosso bolso. Nosso segundo disco foi praticamente financiado apenas com o que a Applegate produziu enquanto banda, seja pelo cachê dos shows e pela venda de singles. Para uma banda independente, essa é uma grande vitória.

O que parecia ser uma jogada arriscada, na verdade, fortaleceu a banda, a relação com seus fãs e bandas amigas. Gil fala que existi um receio só dos amigos próximos, mas foi surpreendido positivamente com o feedback e quantias recebidas. “alguns dos valores mais altos foram feitos por pessoas que sequer vi na vida. Nós, enquanto banda, nos sentimos valorizados e respeitados”, finaliza o vocalista da Applegate.

Ao todo, a banda fez o processo de venda de quatro singles, o que equivale a metade das faixas do segundo álbum de estúdio da banda, intitulado “”Mesmo Lugar”que está previsto para ser lançado entre setembro e outubro.

O último single disponível para compra no valor sugerido de R$ 7, chamado “Acalmei” pode ser adquirido no site da Applegate.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.