Lançado em março, Assassin’s Creed Shadows segue sendo desbravado por jogadores de todo o mundo – e uma curiosidade sobre seu desenvolvimento acaba de ser revelada: o jogo quase deixou de lado um de seus elementos visuais mais clássicos, os marcadores amarelos que indicam rotas e pontos de escalada.
A informação veio do diretor criativo Jonathan Dumont, em entrevista à GamesRadar. Segundo ele, a equipe chegou a considerar a retirada total desses sinais visuais para tornar a exploração mais autêntica e desafiadora. No entanto, os testes com o público mostraram que a ausência dos marcadores causava confusão, especialmente em trilhas mais discretas e passagens menos óbvias.
“Não tínhamos isso (os marcadores) até percebermos, nos testes, que os jogadores lutavam para encontrar o caminho em atividades de trilhas escondidas. O ambiente é exuberante e completo, e dar um pouco de orientação era necessário.”
Mecânica divide opiniões
Essa espécie de marcadores já são conhecidos por quem acompanha os jogos da Ubisoft, visto que estão constantemente presentes em jogos recentes da desenvolvedora francesa. Sua função continua a mesma: guiar o jogador em ambientes densos e complexos, principalmente em momentos de escalada ou exploração vertical. No entanto, a presença desses indicadores voltou a gerar discussões entre os fãs da série.
Enquanto parte dos jogadores reconhece que os marcadores contribuem para manter o ritmo da gameplay, outros afirmam, porém, que eles diminuem a sensação de imersão e tornam os desafios menos importantes e mais fáceis.

O assunto ganhou fôlego nas redes sociais, com comparações a outros títulos como Final Fantasy VII Remake, que também utiliza marcações visuais chamativas. Assim, parte da comunidade gamer que acha que os jogos estão relativamente mais fáceis e “pegam na mão” os jogadores voltaram a se manifestar utilizando o mais novo jogo da franquia de assassinos como o exemplo mais atual da teoria.
Apesar das críticas, a Ubisoft deixou claro que a decisão de mantê-los foi baseada em testes com o público. Segundo o estúdio, o objetivo é garantir acessibilidade e fluidez na exploração, sem prejudicar o sentimento de liberdade e descoberta.
Sobre Assassin’s Creed Shadows
Lançado pela Ubisoft em 20 de março de 2025, Assassin’s Creed Shadows mergulha os jogadores no Japão feudal, com uma narrativa envolvente que mescla ação furtiva, exploração histórica e combates intensos. Com protagonistas distintos e um mundo aberto riquíssimo em detalhes, o game conquistou rapidamente elogios da crítica e dos fãs, destacando-se pelo cuidado artístico e profundidade na jogabilidade.
Desde seu lançamento, Shadows um dos títulos mais comentados da franquia, marcando uma nova fase promissora para Assassin’s Creed. O sucesso não veio apenas pelas vendas, mas pelo impacto positivo nas análises especializadas e pela imersão cinematográfica que redefiniu o padrão da série.

A trama se desenrola no Japão feudal pelo olhar dos protagonistas Yasuke e Naoe em meio à luta milenar da Irmandade dos Assassinos, que busca a paz e pela liberdade, e pela Ordem dos Templários, que deseja a paz através do controle.
Saiba o que achamos do jogo em nossa review: Assassin’s Creed Shadows: entre samurais, shinobis, honra e vingança
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