A Valve, gigante do universo gamer e criadora da plataforma Steam, anunciou recentemente três novos dispositivos de hardware que prometem expandir ainda mais seu ecossistema, em uma continuidade ao sucesso do Steam Deck. A empresa revelou oficialmente as novidades por meio de um vídeo em seu canal no YouTube, nesta quarta-feira (12). Entre os lançamentos, estão um novo controle, um headset de realidade virtual e uma versão repaginada do Steam Machine, todos previstos para chegar ao mercado no início de 2026. Confira:
De acordo com a Valve, os três produtos têm o “DNA” do Steam Deck, ou seja, visam oferecer uma experiência de jogos de PC poderosa, porém em dispositivos compactos, com um ecossistema aberto e otimizado para a Steam.
Novo Steam Controller
O Steam Controller foi completamente redesenhado, mas manteve recursos que já conquistaram os jogadores, como os trackpads, o giroscópio e os botões traseiros. Entre as principais inovações estão os analógicos magnéticos de última geração, que garantem maior capacidade de resposta e maior durabilidade. O controle também conta com sensores de toque capacitivos nos analógicos e na parte traseira, prometendo uma experiência ainda mais imersiva.

Para solucionar o problema de bateria e conectividade, a Valve introduziu o Puck, um adaptador sem fio e carregador magnético. Com uma bateria de íon de lítio recarregável, o controle oferece mais de 35 horas de jogo contínuo, o que é uma grande melhoria em relação aos modelos anteriores.
Steam Frame: Nova geração de VR
O Steam Frame é a mais recente aposta da Valve para o mercado de Realidade Virtual (VR). O dispositivo é um headset sem fio, com design leve e confortável, que permite o streaming de jogos Steam – tanto em VR quanto em versões convencionais – diretamente para os olhos do usuário.

Uma das inovações mais interessantes do Steam Frame é a integração de uma tecnologia que ajusta a resolução da imagem com base na área onde o usuário está olhando. Isso garante uma experiência visual otimizada, com a mais alta definição nas áreas de maior atenção.
Além disso, o headset roda o SteamOS, permitindo que os jogadores instalem e joguem títulos sem a necessidade de um PC conectado. Para garantir a melhor performance, o Steam Frame utiliza um adaptador sem fio dedicado que suporta a transmissão via Wi-Fi 6.
PC Gaming em 4K
A Steam Machine surge como a solução para quem quer a potência de um PC gamer em um formato compacto, silencioso e otimizado para grandes telas. A Valve afirma que o novo modelo é até seis vezes mais potente que o Steam Deck, com uma GPU AMD semi-customizada que permite rodar jogos em 4K a 60 quadros por segundo, com o auxílio da tecnologia FSR (FidelityFX Super Resolution).

O console, que roda o SteamOS otimizado para grandes telas, oferece recursos como suspensão e despertar ultrarrápidos, além de um slot para cartão SD para expansão de armazenamento. A personalização também é uma aposta, com a possibilidade de customizar a faixa de LED que adorna o dispositivo.
A nova linha de hardware da Valve têm previsão de lançamento para 2026.
Leia também:














Deixe uma resposta