Atenção comunidade do EA Sports FC, isso não é um teste! Segundo apuração recente do portal de notícias Diário do Nordeste, o retorno de grande parte dos times e jogadores do Brasileirão de forma licenciada pode ocorrer dentro dos próximos anos.
Segundo o meio de comunicação, o tema tem sido pauta de análise interna da Liga Forte União (LFU), que representa 11 participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro atualmente.
O presidente da entidade, Marcelo Paz, destacou em entrevista a importância da presença dos clubes no game da EA Sports tanto para a valorização do futebol brasileiro quanto para a atração de novos públicos no exterior, especialmente por meio da exposição de atletas de renome internacional que disputam o torneio, como os recém-chegados Memphis Depay e Neymar.
“Como presidente da LFU, eu entendo que esse é um tema importante. Os games estão diretamente na casa das pessoas, formando torcedores, muitas vezes com crianças e adolescentes que passam a ter um contato mais permanente com clubes de futebol, então é importante que, no Brasil, a gente consiga destravar isso e fazer com que as marcas, os símbolos e principalmente os atletas, que são os grandes artistas do espetáculo, possam estar reproduzidos de forma fidedigna no game, a fim de que o futebol brasileiro possa sempre ficar na vanguarda e no protagonismo“; declarou assim Marcelo Paz ao portal.
A declaração reacende então a esperança de grande parte dos jogadores brasileiros de EA FC – o antigo FIFA – que não contam com a presença dos craques de seus times no jogo desde o FIFA 17.

Por que não temos os jogadores do Brasileirão no EA FC?
No Brasil, a Lei Pelé, em vigor desde 1998, estabelece que todo jogador de futebol profissional deve possuir um contrato de natureza civil, garantindo o direito de explorar comercialmente sua própria imagem. Anteriormente, a EA FC firmava contratos diretamente com os clubes para a inclusão dos elencos no jogo. No entanto, parte desses acordos gerou disputas judiciais devido a alegações de “uso indevido de imagem”.
A principal acusação envolvia a falta de repasse dos valores aos jogadores. Enquanto os clubes recebiam pelos direitos de imagem, muitos atletas não eram devidamente remunerados. Assim, para evitar problemas, a EA optou por dar as costas a um de seus mercados mais lucrativos e não conta com jogadores e grande parte dos times brasileiros há oito edições de seu jogo de futebol.
Leia também:
- Adeus à franquia? Todas as versões de Neymar no FIFA e EA Sports FC
- Brasileirão no EA Sports FC 25? Fãs voltam a sonhar após perda de licença do Efootball
- FIFA 10 | Relembre como era o Brasileirão e seus jogadores
- FIFA & FC | As músicas brasileiras que embalaram a franquia da EA Sports
- EA FC 25 | 15 promessas brasileiras para o seu Modo Carreira
Deixe uma resposta