Chinatown

Chinatown | Série de David Fincher tem atualização

Sucesso dos anos 70 com Jack Nicholson, prequel de “Chinatown” está sendo produzido pela Netflix

Esqueça Jake, é Chinatown“. O detetive J.J. Gittes está prestes a voltar as telas e, dessa vez, para contar sua história como um patrulheiro recém-formado. Ambientada anos antes dos intensos acontecimentos do clássico noir de Roman Polanski lançado em 1974, a série “Chinatown” iniciou seu desenvolvimento em 2019 pela Netflix, conforme anunciado pela Variety na época.

Desde então, cinco anos se passaram e o mesmo portal estadunidense traz, agora, atualizações sobre o andamento do projeto. O vencedor do Oscar, Robert Towne, que também foi o roteirista do longa de Polanski, está envolvido com a produção e afirma:

Tudo o que posso dizer é que sim, todos os episódios foram escritos para a Netflix

Além de colaborar com a escrita dos roteiros, segundo informações disponíveis no IMDB, o diretor David Fincher (“O Assassino“) também assina como produtor executivo da nova série. Sobre a colaboração, Towne disse:

Trabalhar com uma força da natureza como David Fincher, embora ocasionalmente humilhante, é nunca menos que esclarecedor. (…) Quando David e eu começamos a conversar, concordamos que não tentaríamos replicar Noah Cross [vilão do longa]. Mas queríamos ter em mente que os crimes que a história considera monstruosos são aqueles que não ficarão no passado, mas insistem em visitar o futuro, e acho que conseguimos isso.

Referente a escrever sobre uma fase mais nova da vida do detetive, Towne comentou:

(…) Jake Gittes tinha quase trinta anos em ‘Chinatown’. E tudo o que eu possa ter especulado quando tinha quase 30 anos, provavelmente, não é o que eu me aventuraria a criar agora. É por isso que gosto da prequela que coloca Gittes recentemente em Los Angeles. É por esse jovem Jake Gittes que me sinto particularmente atraído. Porque apesar de toda a sua bravata – o fato de não seguir as regras, sua tendência para estar no comando – ele controla os eventos muito menos do que os eventos o controlam. E quando ele descobre isso, é tarde demais para fazer qualquer coisa a respeito, o que me parece ser a situação difícil dos muito jovens e dos muito velhos.

Sem a quantidade de episódios revelada ou elenco contratado até o momento, a série promete abordar o relacionamento entre o detetive e seu parceiro de trabalho Lou Escobar, personagem interpretado pelo ator Perry Lopez (“Desejo de Matar 4“) em 1974.

Chinatown
Jack Nicholson e Perry Lopez em “Chinatown” | Reprodução: Everett Collection

A continuação de “Chinatown”

Pouco conhecido se comparado como o seu antecessor, “A Chave do Enigma” foi lançado em 1990 e conta com o retorno de Jack Nicholson (“Os Infiltrados“) como o detetive J.J. Gittes.

No longa, Gittes é contratado por um empresário de construção civil que acredita ter uma esposa infiel. Após o empresário assassinar seu sócio alegando que ele era o amante de sua esposa, o detetive se vê envolvido em uma conspiração que o fará encarar novamente os acontecimentos envolvendo Noah Cross e Chinatown.

Dirigido por Nicholson, o filme também teve o seu roteiro assinado por Robert Towne e prometia ser o segundo capítulo de uma trilogia. Porém, devido a problemas durante a pré-produção que acarretaram em atrasos no lançamento, resultou no longa não tendo uma boa recepção da crítica especializada e nem retorno satisfatório na bilheteria, engavetando assim qualquer plano de uma nova história do protagonista.

A série “Chinatown” ainda não tem previsão de estreia. O longa de mesmo nome de 1974 está disponível para aluguel e compra em plataformas digitais.

Confira Também: