Crítica | Agatha Desde Sempre: primeiras impressões

Crítica | Agatha Desde Sempre – Primeiras Impressões

A revelação de que a bruxa de traje roxo, Agatha Harkness, era a antagonista secreta de “WandaVision” foi uma reviravolta surpreendente para a minissérie da Disney+, que, embora tenha lá suas falhas, é divertida. Sua tão aguardada série derivada, Agatha Desde Sempre, é um testemunho das habilidades de Kathryn Hahn. Porém, no fim das contas, é mais uma série de TV da Marvel que não consegue lançar um feitiço cativante, tampouco justificar sua existência.

Agatha… desde sempre?

Três anos após os eventos de WandaVision, Agatha (Hahn) ainda está presa sob o feitiço de Wanda em Westview, Nova Jersey, onde inconscientemente atua como a protagonista de outra série de gênero. Similar ao formato da série anterior, a estreia adota o estilo de uma paródia humorística e estilosa de um programa de crime premium, como se Harkness estivesse fazendo um teste para a próxima temporada de “True Detective”.

O mundo da fantasia começa a acabar quando a psique da protagonista é invadida por um adolescente gótico de cabelos encaracolados conhecido apenas como Teen (Joe Locke), que a traz de volta ao mundo real.

Embora inicialmente recuse a ajuda de Teen, ele eventualmente se torna seu familiar. Apesar de superar a maldição, Agatha continua sem seus poderes mágicos, já que Wanda os roubou. Ela só pode recuperar sua magia ao montar um coven e viajar para um reino místico chamado The Witches’ Road, onde enfrentará uma série de desafios.

Agatha acaba recrutando um grupo diversificado de bruxas relutantes e desgastadas. Entre elas estão a bruxa siciliana de adivinhação Lilia Calderu (Patti LuPone); a influenciadora de beleza cancelada e especialista em poções Jennifer Kale (Sasheer Zamata); a bruxa guardiã com um passado trágico, Alice Wu-Gulliver (Ali Ahn); uma guerreira misteriosa e destemida chamada Rio Vidal (Aubrey Plaza); e a moradora sem poderes de Westview, Mrs. Hart (Debra Jo Rupp).

Crítica | Agatha Desde Sempre: primeiras impressões
Marvel/Divulgação

Salva pelo elenco!

Com um elenco poderoso saído diretamente do diário dos sonhos de um jovem queer apaixonado por teatro, Agatha Desde Sempre às vezes se sustenta graças ao talento natural e à camaradagem do elenco. Hahn, LuPone, Plaza e o restante do elenco canalizam suas respectivas habilidades e espírito cômico natural, infundindo um toque acolhedor e camp que não se encontra em nenhum outro título do MCU.

É como se a showrunner, Jac Schaeffer (“Timer – Contagem Regressiva Para o Amor”), quisesse trazer uma atmosfera estilo “Abracadabra” para o MCU, e Agatha faz isso de forma estilosa e visualmente atraente.

Um elogio também é merecido ao design de figurino de Daniel Selon (“Thor: Amor e Trovão”), que garante que o guarda-roupa mágico de cada personagem seja tão poderoso e maliciosamente iluminado quanto as atrizes que os vestem. É uma mudança de ritmo excelente em comparação ao fan service usual da Marvel, onde fãs exaltados gritam por uma aparição fiel aos quadrinhos.

A série, assim como sua antecessora, sofre por não ser uma sitcom de verdade, pois, no fim, ela enfrenta a maldição típica da Marvel de dar mais ênfase à história do que aos personagens.

Os três episódios lançados até aqui seguem uma estrutura derivativa de ponto A ao ponto B, apresentando personagens unidimensionais viajando para um mundo gerado por CGI. E como a quantidade de episódios é tão limitada, o fluxo da história é frenético, deixando para trás pedaços de potencial em relação ao desenvolvimento dos personagens.

Considerações até o momento…

Se tivesse sido feita há 20 anos, Agatha Desde Sempre teria sido uma daquelas séries exibidas na ABC Family, talvez atraindo um grande público sem a necessidade do apego ao MCU. Lá, teria a oportunidade de explorar o tom e os personagens em uma temporada tradicional de TV aberta.

Como está, nunca parece que você está conhecendo essas bruxas em um nível pessoal, incluindo a própria Agatha. É decepcionante que talentos como Hahn, LuPone, Zamata e Plaza pareçam se contentar com um material superficial, considerando suas habilidades e carisma.

Os episódios de Agatha Desde Sempre são lançados sempre às 22 horas da noite de cada quarta-feira. Sendo assim, próximo capítulo da série está previsto para estrear amanhã (2). Confira o cronograma completo:

  • 18 de setembro – Episódios 1 e 2;
  • 25 de setembro – Episódio 3;
  • 2 de outubro – Episódio 4;
  • 9 de outubro – Episódio 5;
  • 16 de outubro – Episódio 6;
  • 23 de outubro – Episódio 7;
  • 30 de outubro – Episódios 8 e 9.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.