Deekapz FM
Divulgação

Crítica | Deekapz faz rádio FM com o melhor da musica dançante contemporânea em ‘Deekapz FM’

Paulo Vitor e Matheus Henrique, duo de DJs e produtores que formam o Deekapz, tem uma carreira já consolidada na produção musical, tendo no currículo trabalhos com nomes como Pabllo Vittar, Duda Beat, BK, Baco Exu do Blues e outros. Agora, a dupla usa essa bagagem acumulada durante os anos para dar vida ao primeiro álbum, “Deekapz FM.”

O disco simula, com riqueza de detalhes, uma rádio fictícia, comandada por Jamés Ventura, por onde vão passando músicas com uma mistura de gêneros inspirada na infância da dupla Paulistana. Não só todo o conceito do disco funciona muito bem, criando a sensação real de que estamos ouvindo uma rádio existente, como contribui para enriquecer a experiência de ouvir as 14 faixas, que ao mesmo tempo em que surpreendem, não deixam de manter um sentimento de conforto.

Capa de Deekapz FM
Divulgação

Ao longo do álbum, o Deekapz vai apresentando variações de subgêneros da música eletrônica que se mesclam com o R&B, o funk, hip hop, pop, mpb e crescem com um tempero brasileiro. A obra mantém o folego durante toda a sua duração e se divide entre uma gostosa sensação de familiaridade com a pegada pop, e o gosto de novidade com as experimentações.

Sem falar na excelente lista de convidados que colaboram com o disco. Aqui, a dupla faz um bom uso das conexões construídas ao longo da carreira e apresentam uma gama que vai de artistas consagrados, a nomes das novas gerações em ascensão que se encaixam com fluidez na atmosfera do disco e acrescentam com um pouco de suas bagagens para cada faixa.

“Dance” abre o disco já em alta com uma deliciosa dance music potencializada pelos vocais inconfundíveis do Fat Family, elevando o clima para o que vem a seguir. “Vem Comigo” inicia com a batida do funk e a voz de Maui, se transformando em seguida em um r&b carregado de sensualidade e que vai ganhando camadas eletrônicas até o final.

Deekapz
Divulgação

“Onde Anda O Meu Amor” vem em seguida e traz Criolo se entrosando com Makoto e DJ Marky em um interessante drum&bass minimalista com toques de samba e bossa nova. “Eu Te Entendo” parte para o House pontuando por versos rimados por Luccas Carlos. “Detalha” volta com uma leve levada de samba mas que apenas serve de base para um excelente house com pitadas de funk embalado pela voz encorpada de r&b do jovem kaike.

“Riscos”, inicia com uma violão de bossa nova e ecos de MPB e desemboca, em uma excelente transição, para mais um drum&bass. “Repare” traz a Tuyo brilhando em uma faixa que e encaixaria perfeitamente no último álbum do trio, “Paisagem”. “Manias Disfuncionais” conta com Gab Ferreira em uma boa interpretação de uma mistura de r&b com experimentações eletrônicas.

“Bafora” traz uma parceria entre Maffalda e Urias que se destaca aqui com uma interpretação sussurrada e ritmada envolvente. “Ego” traz um funk mais proeminente e a participação de Nego Bala. “Mundo Novo” traz as raízes do Miami Bass em destaque e o disco encerra com a vez do anfitrião Jamés Ventura jogar sua rimas sobre uma base eletrônica de peso.

Em “Deekapz FM”, o duo Deekapz apresenta excelência ao combinar diferentes vertentes da música eletrônica com diferentes gêneros e referências da música negra brasileira, executadas de uma forma envolvente, dançante e empolgante, reforçadas pelas excelentes colaborações com nomes diversos. Uma aula de dance music com DNA brasileiro.

Leia também