Disclaimer 1x3-4

Crítica | Disclaimer 1×3-4: Uma realidade de perder o fôlego

Trama mostra um possível lado da história e nos faz refletir sobre sua protagonista

Após dois misteriosos episódios, a Apple TV+ disponibilizou na última sexta-feira (18) mais duas partes da minissérie Disclaimer.

Na continuação da trama somos levados a acompanhar o drama o vivido pelos pais dos pais de Jonathan Brigstocke (Louis Partridge), além de importantes detalhes do passado, que desencadeiam em reações no presente.

Crítica dos primeiros dois episódios:

Fotografia e cenários abrilhantam a trama

Após assistir os primeiros dois episódios, preferi me conter em elogiar a fotografia, para evitar cair no clichê. No entanto, com o passar da minissérie, seria completamente injusto deixar de destacar não só esse ponto como também a forma que os cenários nos proporcionam sensações e sentimentos em Disclaimer.

Além da escolha de câmeras em determinadas cenas, que nos mostram a confusão mental e o medo da verdade vir a tona que há em Catherine (Cate Blanchett) e também em seu marido Robert (Sacha Baron Cohen), a obra demonstrou todo o potencial de sua fotografia ao revelar o passado de Stephen (Kevin Kline) e Nancy (Lesley Manville), os pais de Jonathan.

Parece simples, mas a mudança gradual ou repentina de cenários e iluminação entre um amistoso churrasco em casal, para uma sombria sala de estar em meio a uma trágica notícia, por exemplo, faz toda a diferença.

Além disso, a câmera, seja fixa ou se afastando aos poucos, mostrando assim a distância dentre dois momentos e realidades, também ajudam a nos levar a cada sentimento proposto pela direção da obra e entender também as emoções de seus personagens.

O luto é perfeitamente descrito em Disclaimer

E todo esse primor técnico nos faz sentir ao menos um pouco do sofrimento enfrentado por Stephen e Nancy ao descobrirem a morte de seu único filho e terem de lidar com tudo o que isso desencadeia.

Acompanhamos em detalhes o casal enquanto lidam não só com a parte burocrática, como também visitam locais em que o jovem esteve, trazendo assim dúvidas e os fazendo refletir sobre a verdade por trás do incidente que tirou sua vida.

Aos poucos, também vemos o casal ruir, algo comum em situações como essa, em que distintas formas de lidar com a dor são expostas e um casamento é posto sob sua maior prova.

Todo esse drama, é claro, só pôde ser tão vívido em tela devido às sublimes atuações de Kevin Kline e Lesley Manville, que brilham a cada cena e nos fazem sofrer junto a seus personagens.

Passado revelado; mas vimos a verdade?

Junto à narração de Stephen, somos apresentados à versão dos fatos que “justifica” suas ações no presente. A narrativa ainda não revelou estar mostrando apenas um lado da história, mas algumas evidências, como um Jonathan “inocente” demais e uma ardilosa e péssima mãe Catherine abrem brechas para que o que vemos seja o que está descrito no livro escrito por Nancy, enquanto o marido da protagonista se debruça sobre o mesmo, em busca de toda a verdade.

Nos resta esperar para entendermos se todo o drama que a protagonista transparece está no fato da suja verdade estar vindo à tona, ou em vivenciar seu mundo cair enquanto a total realidade dos fatos não está sendo ouvida nem mesmo por quem ela mais confiava.

Disclaimer nos afoga em um mar de possibilidades

Preciso destacar também os sentimentos de repulsa, angústia e agonia que foram propositalmente causados por algumas cenas, inclusive a mais dramática e importante da minissérie até então: o desespero de Catherine em ver seu filho em perigo, junto à morte de Jonathan por afogamento.

Assim como o luto, o sofrimento do jovem na água é retratado em detalhes, que quase nos sufocam junto ao personagem, nos fazendo torcer por sua vida, mesmo já sabendo de sua morte.

A imensidão do mar, inclusive, é muito bem retratado em dois momentos destes episódios, onde é possível sentir o mesmo como se ultrapassasse os limites da tela em nossa frente, e a morte de Jonathan é uma dessas cenas.

Para os últimos três episódios fica a expectativa de mais detalhes e talvez uma nova versão dos fatos do passado, mostrando o lado da protagonista.

Além disso, a misteriosa forma como Catherine lida com o desenrolar de seu drama trazem mais dúvidas, além de uma confissão durante a última discussão com seu marido nos levar a refletir se grande parte do que vimos até então possa ser realmente verdade. Assim, Disclaimer nos prende em sua teia, só espero que não seja em vão.

Leia nosso texto sobre o episódio anterior:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.