Disclaimer final, crítica

Crítica | Disclaimer 1×7 – A verdade vos libertará

Catherine confronta seus demônios e revela o que de fato ocorreu na Itália

Na última sexta-feira (1), a Apple TV+ disponibilizou o sétimo e último episódio de Disclaimer, onde sabemos enfim, por meio de Catherine (Cate Blanchett), o que de fato ocorreu no passado da trama.

Com cenas fortes e um desenrolar inesperado, a minissérie encerra-se com a protagonista conquistando de volta sua dignidade, ao menos em seu ciclo familiar.

O trauma vivido por Catherine

Após seis episódios envoltos de drama e suspense, enfim ouvimos a versão de Catherine sobre o ocorrido no passado, em suas férias com seu filho Nicholas (Kodi Smit-McPhee), sendo esta a verdadeira versão.

Agora, sabemos que a protagonista não se insinuou em momento algum a Jonathan enquanto esteve na Itália. Além disso, é revelado que o jovem invadiu seu quarto, a ameaçou e violentou por três horas e meia, enquanto seu filho dormia no quarto ao lado.

Np presente, sem escolhas e evitando maiores consequências em sua vida, a mulher se viu obrigada a ir direto a Stephen (Kevin Kline) para faze-lo ouvir a verdade sobre o que houve com seu filho que, mesmo ajudando a salvar uma criança, não foi um herói como seus pais queriam acreditar.

Incômodo necessário

Com o relato de Catherine voltamos novamente à Itália para acompanhar não apenas a morte do jovem com mais detalhes, que ocorreu realmente como sua mãe havia descrito no livro, como também somos apresentados ao que de fato ocorreu na noite anterior.

Foi então que entendemos que o alerta de conteúdo sensível feito antes de cada episódio está ali graças a este momento, onde vemos um transtornado Jonathan mostrar sua pior face, bem distinta da utopia inocente apresentada por Nancy (Lesley Manville) em seu livro.

Como esperado, as cenas apresentadas no episódio final de Disclaimer são difíceis de se assistir, mas necessárias para compreendermos o peso do trauma vivido pela protagonista e como a mesma foi obrigado a posar para as fotos tiradas por Jonathan.

Além disso, Catherine relata o motivo de não ter ido ao mar em busca de Nicholas no dia seguinte e sua angústia ao perceber que foi seu agressor o primeiro a pular na água atrás de seu filho.

A realidade dos fatos nos faz refletir sobre todo o drama sofrido pela protagonista, principalmente no presente, onde teve de revisitar suas lembranças de forma desleal sem sequer ser ouvida.

O final de Disclaimer nas mãos de seu vilão

Aqui temos o ápice da narrativa, quando após ser drogada por Stephen, Catherine não consegue evitar que o idoso vá em busca de matar Nicholas, que acabara de acordar no hospital, após o tratamento de uma overdose.

Apesar do capricho do episódio em provocar tensão, devo confessar que, por mais que esperasse menos do desenrolar da trama, não fui convencido pela empatia de Stephen e muito menos satisfeito em ver o idoso se safar de seus atos em um sinal de misericórdia de quem ele quase destruiu a vida.

Novamente o antagonista dita o rumo da história, deixando Catherine impossibilitada de impedi-lo diretamente, restando apenas contar com a já abalada confiança de seu marido Robert (Sacha Baron Cohen) ou a empatia de Stephen, como de fato ocorreu.

Catherine, porém, não deixa seu protagonismo cair, diferente de episódios anteriores, tomando decisões importantes para o futuro de sua vida, dando assim um final digno à minissérie.

Disclaimer é uma obra necessária

O final de Disclaimer traz esperança a agora divorciada Catherine, que conseguiu provar a verdade ao menos para sua família e parece próxima de reconquistar a confiança de seu filho.

Disclaimer apresentou uma trama repleta de reviravoltas, as vezes exagerada em drama, mas que evidencia o quanto mulheres sofrem por terem seus relatos invalidados, mesmo em meio a situações traumáticas, como a vivida pela protagonista da minissérie.

Alfonso Cuarón demonstrou seu talento à frente do projeto, onde pôde brincar com a mente do público e apresentar muitas nuances em tela, que vão muito além do drama, junto a cenários e takes de encher os olhos mais atentos e que ajudaram a ditar os sentimentos propostos pela trama.

Confira também as críticas de todos os episódios:

Outros conteúdos:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.