Ladrões de Drogas Episódio 4 Crítica

Crítica | Ladrões de Drogas – 1×04: Encarando a insanidade

Apple TV+ disponibilizou na última sexta-feira (21) o quarto episódio de Ladrões de Drogas, sua série estrelada por Brian Tyree Henry e Wagner Moura. Em “Philadelphia Lawyer” nos aprofundamos mais nos personagens secundários em meio ao episódio mais intenso e divertido até então. No entanto, resta pouco tempo para a trama encontrar um rumo aceitável para o seu final e decidir em que realmente quer focar.

A trama se desenrola lentamente sem a influência dos protagonistas

O quarto episódio é mais um que se concentra em explicar no que realmente Ray (Brian Tyree Henry) e Manny (Wagner Moura) se meteram. No entanto, ao invés de nos deixar descobrir isso junto aos protagonistas, a trama decide trazer de volta o policial morto no assalto ao voltar no tempo.

As explicações são boas e explicam muita coisa, mas são apresentadas de maneira desinteressante. Por mais que Manny tenha recuperado o papel de protagonista neste episódio – mesmo que ainda na sombra de Ray – ambos seguem com menos tempo de tela que o merecido, enquanto o roteiro tenta aprofundar seus personagens secundários.

Com quatro episódios restantes e muitas pontas soltas, a série precisará decidir no que realmente focar: a (desinteressante) trama policial ou o destino dos protagonistas e seus entes queridos.

Preocupação e estratégia

Enquanto isso, personagens com os quais realmente nos importamos perdem espaço. Theresa (Kate Mulgrew) e seu cachorro aparecem pouco, mas o suficiente para proporcionar diálogos divertidos, enquanto Sherry (Liz Caribel Sierra) demonstra realmente se importar com Manny, mas deve ter ainda menos tempo de tela agora que foi afastada do epicentro da trama por Ray.

Inclusive, vemos o protagonista firme na busca de proteger os que ama enquanto lida com a culpa do assalto – diferente do afetado Manny, que mal consegue levantar da cama por ter se entregado novamente à dependência por drogas.

Afastar Sherry de Manny parece ter sido muito mais que um movimento de compaixão, mas também de estratégia por parte de Ray. Sem ela por perto, ele pode tentar “limpar” seu melhor amigo com menos distrações, por mais difícil que seja a tarefa – visto que, inclusive, também precisa lidar com seus demônios e vícios.

Uma amizade explosiva

E assim podemos ver mais da cumplicidade e amizade de Ray e Manny. Em “Philadelphia Lawyer“, Brian Tyree Henry e Wagner Moura nos convencem do quão forte é essa relação com cenas divertidas e diálogos inteligentes em meio ao caos.

Ambos se completam: enquanto Manny parece não desistir de ser um sonhador em busca do amor, Ray já não sabe se pode alcançar algo assim e só quer proteger as relações que já tem. Em meio à loucura da interação com os “palhaços nazistas” enviados por Son (Dustin Nguyen), podemos nos aprofundar mais na mente de Ray: ele quer fugir da insanidade, mas está disposto a abraça-la se for preciso, mas as distração que há em proteger os seus entes queridos não o permite.

Ray aprendeu muito com as pancadas que levou da vida e sabe que precisa se manter forte para puxar Manny pra realidade. Ele pode impressionar ao demonstrar que conhecer Nicolau Maquiavel e Friedrich Nietzsche na mesma proporção que referencia Buda e Bruce Lee como alívio cômico. Isso só mostra o potencial que há na atuação de Bryan, que carrega o maior peso da série em suas costas com naturalidade.

O maior brilho de Wagner Moura até então

E no desenrolar da amizade entre os protagonistas é que Wagner mostra seu verdadeiro potencial como ator. Manny está nitidamente afetado pelo uso de drogas enquanto luta para aceitar o possivelmente inevitável fim de seu relacionamento com Sherry. O ator brasileiro consegue transparecer bem o quão despreparado seu personagem está para lidar com o choque com o qual Ray vem se “acostumando” e, além de acionar de forma brilhante o alívio cômico, Wagner consegue trazer à tona todo o sofrimento de Manny, mesmo que apelando ao exagero – justificável aqui pela loucura que está a mente de seu personagem sob efeitos de drogas.

Ladrões de Drogas retorna na próxima sexta-feira (4) com seu quinto episódio no Apple TV+. Seguimos acompanhando semanalmente a atual aventura de Wagner Moura em Hollywood!

Leia as críticas anteriores:

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.