Crítica | Ainda Estou Aqui: a força de uma mãe e a luta pela memória
Sony Pictures/Divulgação

Critics Choice Awards | Fernanda Torres fica de fora, mas Ainda Estou Aqui concorre a Melhor Filme de Língua Estrangeira

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado à categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2025, premiação renomada da crítica norte-americana que conta com membros de todo o mundo. Apesar de ser amplamente especulada como uma forte candidata na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres não recebeu a indicação. Mesmo assim, a atriz comemorou nas redes sociais a conquista de seu filme, que disputará o prêmio com outras produções de destaque internacional.

Além de Ainda Estou Aqui, concorrem na mesma categoria “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, “Emilia Pérez”, “Flow”, “The Seed of the Sacred Fig” e “Kneecap – Música e Liberdade”. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 12 de janeiro de 2025, em Santa Monica, Califórnia.

Torres, que interpreta a protagonista Eunice Paiva no filme, usou seus stories no Instagram para compartilhar a felicidade com a indicação de Ainda Estou Aqui, mencionando a alegria da equipe e celebrando a visibilidade conquistada. “É uma grande honra ver o filme ser reconhecido. Estive lá com o coração e a alma, e ver a história ganhando vida é um prêmio em si”, disse a atriz.

Indicações em premiações internacionais

Esta indicação é a mais recente conquista para o filme, que também nomeado em duas categorias no Globo de Ouro 2025: Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres. O filme brasileiro também foi indicado a Melhor Longa-Metragem Internacional pela Sociedade de Críticos de Cinema de Las Vegas e pela New York Film Critics Online, consolidando seu sucesso no circuito de premiações.

Ainda Estou Aqui

O filme, baseado na história real de Eunice Paiva, que passou quatro décadas buscando respostas sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, apresenta Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no papel de Eunice, em diferentes fases de sua vida. A produção tem sido aclamada por sua direção sensível e pela interpretação tocante de Torres.

Embora tenha ficado fora da disputa de Melhor Atriz no Critics Choice Awards, a atriz brasileira continua recebendo elogios por sua performance, com muitos críticos apontando seu trabalho como um dos mais marcantes do ano. Ao lado de outros grandes nomes do cinema, como Pamela Anderson e Nicole Kidman, Torres segue sendo uma das figuras centrais do sucesso de Ainda Estou Aqui.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.