EA FC 26 | Times brasileiros podem voltar na nova edição do jogo; entenda
EA Sports/Divulgação

EA FC 26 | Times brasileiros podem voltar na nova edição do jogo; entenda

CBF avalia proposta da Electronic Arts para incluir clubes e Seleção no jogo

A Electronic Arts (EA) deu um passo importante para reinserir o futebol brasileiro no EA Sports FC 26. De acordo com informações obtidas pelo Estadão, a desenvolvedora enviou uma proposta formal à CBF para licenciar a Seleção Brasileira e os times nacionais no jogo. A confederação analisa os termos, mas o caminho para um acordo ainda depende de negociações com os clubes.

O desafio do licenciamento no Brasil

Diferentemente de ligas europeias, como a Premier League (campeonato inglês) e a La Liga (campeonato espanhol), que negociam direitos de imagem de forma unificada, no Brasil cada clube tem autonomia sobre sua marca. Essa fragmentação dificulta a presença completa dos times no jogo. Enquanto a concorrente Konami, com o “eFootball” conseguiu fechar contratos individuais, a EA busca agora um acordo mais amplo.

LFU e Libra

Os clubes brasileiros estão divididos em dois blocos:

  • Liga Forte União (LFU): Presidida por Marcelo Paz, reúne times como Corinthians, Fluminense, Vasco, Athletico Paranaense e Fortaleza.
  • Libra: Representa gigantes como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG.

Se apenas a LFU fechar com a EA, parte dos grandes clubes estará no jogo. Mas, para ter toda a Série A, a empresa precisaria negociar também com a Libra. Fontes indicam que pelo menos dois times já estão em fase avançada de conversas.

Libertadores tem times reais, mas jogadores genéricos

Atualmente, os participantes da Copa Libertadores aparecem no EA FC com escudos e uniformes reais, graças a um contrato com a CONMEBOL. No entanto, os jogadores continuam fictícios, pois a EA precisa de autorização individual dos atletas – um problema que já resultou em ações judiciais contra a empresa.

Mudanças no futuro poderiam facilitar acordos

A partir de 2027, Libra e LFU devem administrar juntas o Brasileirão, o que pode agilizar futuras negociações com desenvolvedoras. Enquanto isso, os fãs aguardam para saber se o EA FC 26 trará de volta o futebol nacional com todos os times, jogadores e competições licenciadas.

A CBF não divulgou detalhes sobre prazos ou valores, mas, se o acordo for fechado, o jogo pode incluir até mesmo o Brasileirão e a Copa do Brasil – algo que os torcedores brasileiros aguardam há anos. Agora é só aguardar e torcer!

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.