Elenco de Vingadores dubla filme na língua indígena Lakota; entenda

Pela primeira vez em anos, os heróis mais poderosos da Terra se reuniram para uma causa comemorativa inédita. A união aconteceu para a regravação e dublagem do filme “Os Vingadores”, da Marvel Studios, no idioma nativo Lakota.

Mark Ruffalo, que produziu o documentário “Lakota Nation vs. United States” em 2022, convidou seus colegas Robert Downey Jr., Scarlett Johansson e Chris Evans para regravar seus diálogos na versão em Lakota do filme. Além disso, atores da nação Lakota deram voz aos personagens secundários.

Esse projeto surgiu do meu relacionamento com o povo Lakota. Eles queriam fazer algo divertido, como dublar ‘Os Vingadores’ em Lakota.

Explicou Ruffalo em um vídeo no canal oficial da Marvel Entertainment no YouTube.

O Projeto Lakota visa reintroduzir e promover o idioma Lakota. Ruffalo já havia colaborado com a comunidade Lakota em projetos anteriores, e ele e os outros Vingadores ficaram entusiasmados em participar dessa nova dublagem. Ray Taken Alive, produtor executivo da dublagem, disse:

Temos a franquia de filmes mais famosa do mundo e algumas das maiores celebridades falando nossa língua Lakota, que já foi proibida. Nosso idioma não precisa mais se esconder.

O Lakota é uma das línguas indígenas americanas mais faladas, com cerca de 2.000 falantes. A luta para preservar e ensinar o idioma tem sido intensa. No final do século XIX e início do século XX, muitas crianças indígenas foram retiradas de suas casas por políticas federais, resultando na perda do idioma e da cultura. Elas foram forçadas a frequentar internatos, o que levou à extinção de vários idiomas indígenas nos Estados Unidos e Canadá.

O documentário de 2022, produzido por Ruffalo, aborda a recuperação das Black Hills, em Dakota do Sul e Wyoming, pela nação Lakota. Após a derrota na Batalha de Bighorn em 1876, os Estados Unidos se apoderaram dessas terras, caçaram búfalos quase até a extinção, forçaram crianças a frequentar internatos e esculpiram rostos de quatro presidentes no Monte Rushmore, conhecido pelos nativos como Tunkasila Sakpe Paha, ou Montanha dos Seis Avós.

O filme com a dublagem em Lakota já se encontra disponível no Disney +.

Leia também: