Elenco de "Hacks" recebendo o Emmy de melhor série de comédia.
Hacks ganhs o Emmy 2024 como melhor série de comédia. Mario Anzuoni/Reuters

Emmy 2024 | ‘Xógum’, ‘Bebê Rena’, ‘Hacks’ e ‘O Urso’ vencem em noite com surpresas

Neste domingo (15) aconteceu, em Los Angeles, o Emmy 2024, principal premiação da TV dos Estados Unidos. As séries Xógum“, “Bebê Rena“, “Hacks” e O Ursoforam as grandes vencedoras em uma noite de resultados surpreendentes.

Leia também: Emmy 2024 | confira a lista completa com todos os vencedores da premiação

Os atores  Eugene Levy e Dan Levy (pai e filho na vida real e em “Schitt’s Creek”) foram os apresentadores da cerimônia que se concentrou basicamente na entrega de prêmios ,com várias categorias em sequência e menos tempo para discursos.

Várias das estrelas presentes apareceram no evento de gala utilizando um broche vermelho com uma mão e um coração que simbolizavam o movimento Artists4Ceasefire em favor do cessar-fogo em Gaza. Nicola Coughlan, de “Bridgerton”; Devery Jacobs, de “The Walking Dead”; e Dallas Goldtooth, de “Reservation Dogs” foram alguns dos atores que foram vistos com o adereço.

Xógum: A gloriosa saga do Japão e”Bebê Rena foram as recordistas de prêmios da noite. No entanto, A série do Disney+ era uma das grandes favoritas da noite e acabou vencendo em menos categorias que o esperado.

As primeiras vitórias para Xógum só começaram a acontecer já na segunda metade da cerimônia. A produção foi escolhida como melhor série de drama; levou as estatuetas de melhor ator, para Sanada Hiroyuki; melhor atriz para Anna Sawai e melhor direção para Frederick E.O. Toye.

Contando com as categorias técnicas (14 vitórias), anunciadas em cerimônias separadas nos dias 7 e 8 de setembro, a produção que adapta a história do livro de James Clavell levou 18 troféus.

Já Bebê Rena superou todas as dúvidas em torno das polêmicas envolvendo a história inspirada em fatos reais escrita e protagonizada por Richard Gadd e foi prestigiada com quatro estatuetas nas categorias melhor minissérie, melhor ator para Gadd, melhor roteiro, também para Gadd e atriz coadjuvante para Jessica Gunning.

Em um dos seus discursos, Gadd deixou uma mensagem de apoio para quem estava passando por um momento difícil, assim como o seu próprio, retratado na série: “Nada é eterno. Por mais difícil que pareçam, as coisas sempre melhoram. Se você está passando por um momento difícil, siga em frente. Eu prometo que tudo vai ficar bem”, disse.

Noite de Surpresas

A grande surpresa do Emmy 2024 ficou por conta de Hacks. A produção da MAX encerrou a cerimônia sendo escolhida como melhor série de comédia e desbancou a grande favorita da noite, O Urso. A atração levou três prêmios no total incluindo melhor atriz para Jean Smart, Melhor roteiro para Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky.

O Urso, porém, não fez feio e venceu em quatro categorias: Melhor atriz coadjuvante para Liza Colón-Zayas, melhor ator para Jeremy Allen White, ator coadjuvante para Ebon Moss-Bachrach e melhor direção para Christopher Storer.

“Obrigado à Academia e aos indicados, é uma honra estar entre vocês. Meu elenco lindo, eu amo vocês, amo trabalhar com vocês e quero estar na vida de vocês para sempre. Essa série mudou a minha vida e me trouxe uma fé de que transformações são possíveis”, disse Jeremy Allen White em seu discurso.

Outro momento emocionante foi a vitória de Judie Foster que ganhou seu primeiro Emmy como melhor atriz em minissérie ou série antológica por seu desempenho em “True Detective: Terra Noturna”.

“Este é um momento muito emocionante para mim porque ‘True Detective: Terra Noturna’ foi uma experiência mágica. Os indígenas e as pessoas do Alaska nos contaram suas histórias e nos permitiram ouvir. Foi uma benção. Foi só amor. E quando você sente isso, coisas maravilhosas acontecem”, disse.

Com desempenho abaixo do esperado, a última temporada de “The Crown” ficou apenas com o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série de drama para Elizabeth Debicki. Ator coadjuvante em série dramática rendeu outra surpresa: a vitória foi de Lamorne Morris, de “Fargo”, derrotando o favorito Jonathan Bailey, de “Companheiros de Viagem”.

Leia também: