Um dos mais novos lançamentos da Prime Vídeo é a série Fallout, mas você sabia que sua história é derivada de uma série de jogos de videogame?
Em 1997 a Interplay Productions lançou Fallout: Um RPG pós-nuclear, ou como seus fãs o chamam, simplesmente, Fallout. Este se passa em meados do século 22, no ano de 2161, em um cenário após uma Guerra Nuclear Mundial entre a os EUA e a China. Nessa situação, o Vault Dweller, o protagonista, é encarregado de uma missão para salvar o local onde mora, e seus residentes. A história se baseia em um estilo futurista com uma pegada steampunk, assim como os filmes de MadMax, por exemplo.
Contextualização
Para contextualizar um pouco melhor, por conta da radiação que se espalhou no mundo após a guerra, parte da sociedade que resistiu ao ocorrido se abrigou em bunkers, chamados de Vaults (nome derivado do inglês, Vault, significa Cofre, existem cerca de 122 unidades deste no jogo). No caso do protagonista, ele nasceu e passou sua vida inteira no Vault 13, localizado no subterrâneo das montanhas do sul da Califórnia, contudo, este, neste momento da trama, passava por um sério problema em sua infraestrutura, que fez com que o Vault Dweller tivesse que deixar sua casa em busca de uma solução. Esta era uma peça chamada Water Chip (Chip D’água), que teria que ser substituída para manter a fluidez do sistema de bombeamento de água do Vault 13.
Com a ajuda do aparelho “PIP-Boy 2000”, projetado para mapear zonas, armazenar objetivos (isso dentro do jogo), informações e arquivos em geral, o protagonista sai em sua missão. Entretanto, os desafios que enfrenta fora do Vault, e seu contato prolongado com a superfície, fazem com que ele seja exilado de seu abrigo. O Vault Dweller decide então continuar em busca de respostas para outros problemas que vão surgindo e seus feitos garantem roteiros que se estendem para mais quatro volumes do jogo, além de mais cinco spin-offs.
Agora, vou fazer uma breve pausa na história para apresentar alguns grupos sociais/ facções que se formaram nesse cenário.
Grupos e Facções:
- Irmandade de Aço: Guerreiros militaristas que tem uma base quase religiosa fundada na tecnologia, coletando-a e a preservando sem compartilhar com mais ninguém.
- Filhos da Catedral: Grupo religioso que mantém seu culto e fé otimistas.
- Super Mutantes: Ao pé da letra, seria um exército mutante de seres humanos que passaram por uma série de testes com o Virus Evolutivo Forçado (VEF) e consequentemente tiveram seus genes modificados, tornando-os monstros humanoides resistentes à radiação.
- Ghouls: Estes são ex-residentes do Vault 12, contudo, por conta da exposição a radiação se tornaram criaturas mutantes, com sua forma física desfigurada (se assemelham a zumbis) e com expectativa de vida prolongada. Alguns Ghouls conseguem viver harmoniosamente ao lado dos humanos, porém, em alguns casos houve, além da aparência física, uma degeneração mental e estes se tornam selvagens e violentos, e por fim, uma ameaça a raça humana.
- Invasores: Eram invasores dos Apalaches, que consistiam em 5 gangues de assassinos e bandidos. Acreditava-se que tinha sido extinta em 2102, mas em 103 novos membros começaram a aparecer.
- Enclave: Uma organização secreta militar que descendia diretamente de antigos membros do governo estadunidense e de seu complexo industrial militar no cenário pré-guerra. Eles afirmam serem os sucessores legais do Estado e se mantém nesse posto.
De volta a trama, vou explicar agora, a ordem cronológica da franquia e alguns dos acontecimentos desta história.
Fallout 76: 2102
Apesar de ter vindo ao mundo em 2018, Fallout 76: 2102, como o próprio nome já diz, se passa no ano de 2102, apenas 25 anos após a Grande Guerra, em Apalaches, localizado no antigo estado da Virgínia Oriental. Neste jogo, o player principal (lembrando que em cada volume do jogo existe um personagem principal diferente) consegue se abrigar no Vault 76, um dos 17 refúgios de controle, ou seja, não realizam experimentos nos seus refugiados, algo que era muito comum dentre os Vaults normais.
O Residente, personagem do jogador, emerge do Vault 76, tendo sido enviado em uma missão para reconstruir os Apalaches a serviço da Supervisora do Refúgio que já havia o deixado um tempo antes. O Residente recebe a missão de localizar a Supervisora, mas neste caminho ele se depara com a sua antiga terra natal e acaba se envolvendo e se familiarizando com facções pré e pós-guerra, dentre estas estavam os Protetores, a Irmandade de Aço, Invasores e Enclave.
Fallout (1997): 2161
Cinquenta e nove anos mais tarde veio a trama original da Saga Fallout, por ordem de lançamento este foi o primeiro jogo da franquia, que eu já expliquei no começo da matéria, mas recapitulando:
Um dos moradores do Vault 13, tem que sair em busca de um Water Chip para poder consertar o sistema hidráulico do seu abrigo antes que todos fiquem sem água. Contudo, após todas as suas descobertas na superfície e seu contato prolongado com esta, o protagonista é exilado de seu Vault, o que o permite se aventurar em meio a missões de vida ou morte .
Fallout Tactics: Brotherhood of Steel (2001): 2197
No ano de 2197, a Irmandade de Aço (Brotherhood of Steel) é uma facção altamente tecnológica de soldados pró-humana que sobreviveram o holocausto nuclear. Durante uma migração para o Oeste, uma fração da Irmandade se perde do grupo principal por conta de uma forte tempestade. Este grupo nunca mais conseguiu se reunir com o restante da Irmandade, e assim se estabeleceram em Chicago sem perder o foco em seu objetivo original: “Domar e assimilar os habitantes confusos e errantes em seus nichos”. Com a sua forte oposição a todas as criaturas não humanas de Wasteland, a Irmandade se dá conta que na verdade eles precisam dos não humanos para juntos combaterem um mal ainda maior, assim deixando este “preconceito” de lado.
Fallout: Brotherhood of Steel (2004): 2208
O jogo se passa em Carbon, Texas, em 2208, e nele o personagem principal tem três diferentes perfis que podem ser escolhidos: Cain, Cyrus ou Nadia. Os três se comprometem com a Irmandade de Aço e se tornam Iniciados. A primeira missão do escolhido é a busca por um grupo de paladinos que havia se perdido em uma cidade próxima, e em seguida novas missões e provações são passadas aos Iniciados em três capítulos diferentes nessa história.
Fallout 2 (1998): 2241
Oitenta anos após o primeiro lançamento, o descendente de Dweller, reside no vilarejo de Arroya, que foi fundado pelo seu antecessor, após ter sido exilado do Vault 13 ao final do primeiro Fallout. Com o decorrer de Fallout 2 são mostrados sinais da expansão do novo mundo pós-guerra. Tal crescimento só é possível graças as ações do sucessor de Dweller, que transforma Arroya na grande República da Nova Califórnia, capital de uma das maiores facções existentes, no universo do jogo.
Contudo, além da parte boa da expansão, que com sua decorrência deu início da unificação das cidades sulistas que foram se alastrando ao norte, uma parte ruim começou a gerar problemas. A facção Enclave surgiu misteriosamente com muitas tecnologias avançadas em sua posse, e além disso, uma droga chamada Jet começou a se popularizar em muitas cidades, o que fugiu do controle dos governantes. Este vicio desenfreado acabou por forçar a população a se vincular a cidade de Novo Reno, que dominava, e poderia continuar a alimentar, este mercado.
Em meio ao caos, o descendente de Dweller, conhecido como O Escolhido, sai em uma missão na tentativa de salvar Arroya.
Fallout 3 (2008): 2258
A terceira edição de Fallout é ambientada no que sobrou de Washington D.C e traz inúmeras possibilidades de um novo mundo a ser explorado, dezessete anos após a segunda edição da franquia, em 2258.
Nesta história o protagonista nasceu em um Vault experimental, de número 101, e deste, seus residentes nunca tiveram a oportunidade de ir até a superfície, até que um de seus residentes escapa o que gera um grande caos, o filho do fugitivo, com a ajuda da filha do Supervisor, escapa também e inicia uma busca desenfreada pelo pai desaparecido.
Fallout: New Vegas (2010): 2281
Este se passa em Las Vegas no ano de 2281, situado na República da Nova Califórnia, apenas quatro anos depois de Fallout 3, mas diferente de todas as outras tramas, o protagonista não é nascido em um dos Vaults. Este é um mensageiro.
Este mensageiro aparece em meio a uma terrível guerra entre três grandes facções que buscam o controle de New Vegas e o que a cerca, estas são: A New California Republic (NCR), Caesar’s Legion, e Mr. House.
Fallout: Shelter (2015): entre 2286 e 2287
Fallout Shelter carrega consigo uma abordagem e roteiro completamente diferentes dos jogos anteriores da franquia. O jogo se passa em um período anterior ao Fallout 4, e foca nas microtransações em busca da construção de um abrigo subterrâneo harmonioso e com infraestrutura necessária para todos os seus moradores.
Fallout 4 (2015): 2287
Por último, e não menos importante, a edição de número quatro de Fallout, além de ter sido eleito Jogo do Ano no BAFTA (British Academy Film Awards) e no DICE Awards (Design Innovate Communicate Entertain) 2016, foi a versão da franquia de maior sucesso entre os seus jogadores.
Sua história acontece em 2077, em um cenário pré-guerra, onde o protagonista é congelado em uma cabine criogênica até 2287, fazendo dele o humano mais velho do mundo quando despertado de seu sono. Em meio ao seu envolvimento na construção dos assentamentos já em um momento pós-guerra, o protagonista que se encontra na Costa Leste, decide ir atrás de seu filho desaparecido em meio a todo o caos.
Esta foi uma leve introdução aos jogos da franquia Fallout, que estreou ontem (10), teve a primeira temporada da sua adaptação lançada na plataforma de streaming da Prime Vídeo. Lembrando que a série se trata de uma adaptação livre da franquia, e não necessariamente seguirá algum, ou alguns, dos roteiros que apresentei acima.
Mas e aí? Vai mergulhar nesse universo, agora também cinematográfico, com a gente? Logo logo traremos mais notícias quentinhas sobre esta série que já está dando o que falar!
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