Governo dos EUA usa tema 'temos que pegar', de Pokémon, em vídeo contra imigrantes
Pokémon/Reprodução

Governo dos EUA usa tema ‘temos que pegar’, de Pokémon, em vídeo contra imigrantes

Uma publicação do governo dos Estados Unidos no X (antigo Twitter) gerou polêmica ao utilizar elementos da franquia “Pokémon” em um vídeo com temática anti-imigração. A ação, que envolveu a ICE – agência de imigração e alfândega norte-americana –, gerou forte reação negativa dos fãs da série e levantou questionamentos sobre uso indevido de propriedade intelectual. Assista:

O vídeo faz alusão direta à abertura da 1ª temporada do anime, com a música tema “Gotta Catch ‘Em All” (que no Brasil se chama e estética inspirada nas cartas do jogo, enquanto exibe imagens de invasões a residências e prisões de imigrantes classificados como criminosos. A estratégia visual ainda sugere que todos os alvos da operação teriam “fraqueza ao tipo Gelo”, em referência à sigla ICE.

Internautas reagiram com indignação ao uso da marca Pokémon, marcada por seu público infantojuvenil e por mensagens de amizade e aventura. “Desrespeitoso” e “propaganda abusiva” foram alguns dos termos utilizados por usuários que também marcaram a conta oficial da Nintendo na publicação, pedindo que a empresa tome medidas legais.

Conhecida por sua postura rígida em relação à proteção de suas marcas, a Nintendo costuma agir rapidamente contra qualquer uso não autorizado de suas franquias, mesmo em casos não comerciais. Até o momento, nem a empresa nem a The Pokémon Company se pronunciaram oficialmente sobre o conteúdo publicado até a publicação dessa reportagem.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.