Kendrick Lamar, Beyoncé e Chapell Roan.
Kendrick Lamar, Beyoncé e Chapell Roan no Grammy 2025. Foto: Getty Images.

Grammy 2025 | Beyoncé é a grande vencedora em noite com surpresas e polêmicas

Após 26 anos, Beyoncé é a primeira artista negra a ganhar o prêmio de Álbum do Ano no Grammy 2025. Além do feito histórico, a premiação foi toda dedicada a cidade de Los Angeles, após os incêndios que atingiram todo o sul da Califórnia, e trouxe grandes apresentações, surpresas e polêmicas.

Ao todo, Beyoncé ganhou 3 gramofones durante a noite, o que só reforça o seu título de maior vencedora da história do Grammy, agora com 35 prêmios ao todo. A vitória inédita na principal categoria, com o álbum “Cowboy Carter”, vem após cinco anos sendo indicada e um longo hiato de cantoras negras ganhando em Álbum do Ano desde Lauryn Hill, em 1999.

Kendrick Lamar foi outro grande vitorioso na noite, com 5 prêmios (incluindo Gravação do Ano e Música do ano) por “Not Like Us”, faixa que é o ponto alto da sua batalha contra o rapper Drake. Chappell Roan ganhou o gramofone na categoria Artista Revelação. Em seu discurso, ela cobrou às gravadoras planos de saúde para os artistas.

Não foi dessa vez que Anitta venceu a categoria “Melhor Álbum de Pop Latino”, na qual estaca concorrendo com o “Funk Generation”. Quem ganhou foi Shakira com “Las Mujeres Ya No Lloran”. Nenhum outro brasileiro conseguiu levar um gramofone este ano.

Grandes apresentações

A cerimônia do Grammy 2025 ainda contou de grandes performances de artistas como Billie Eilish, Sabrina Carpenter, Chapell Roan, Doechii, Shakira e outros nomes em ascensão no pop. A abertura foi feita com um tributo às vítimas dos incêndios florestais em Los Angeles, uma apresentação especial da música “I Love LA”, de Randy Newman, com John Legend, Brad Paisley, Sheryl Crow, Brittany Howard, St. Vincent e Dawes.

Após anos de boicote por suas críticas contra o racismo presente na premiação, The Weeknd voltou ao palco do Grammy em uma performance surpresa depois das mudanças promovidas na Academia de Gravação que buscam maior diversidade ao corpo de jurados que escolhem os vencedores. O canadense apresentou um medley de músicas do seu novo álbum, “Hurry Up Tomorrow”.

Em outra homenagem para a Califórnia e às vítimas dos incêndios, Lady Gaga e Bruno Mars cantaram juntos e ao vivo no palco uma versão do clássico “California Dreamin’”. A dupla ainda levou o prêmio de Melhor performance de dupla ou grupo pop pelo hit “Die With a Smile”.

A noite ainda contou com uma com homenagem ao Quincy Jones, falecido no ano passado. Herbie Hancock, Cynthia Erivo, Stevie Wonder, Janelle Monae e outros artistas tocaram algumas das músicas que marcaram a carreira do lendário produtor e arranjador. O ex-One Direction Liam Payne e o brasileiro Sergio Mendes estiveram entre os artistas falecidos em 2024 homenageados no in-memorian.

Polêmicas

A grande polêmica do Grammy 2025 aconteceu ainda no tapete vermelho. O rapper Kanye West apareceu ao lado da sua esposa Bianca Censori que estava nua, usando apenas uma espécie de vestido transparente. De acordo com o TMZ, após posarem para as câmeras, o casal “voltou até seu carro e partiu”.

Milton Nascimento, que estava indicado ao prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz, por seu disco ao lado de Esperanza Spalding, não teve direito a se sentar na mesa para assistir a premiação. Spalding protestou levando consigo uma foto de Milton com a frase “Esta lenda viva não foi considerada importante o suficiente”.

Leia também