Grand Theft Hamlet | documentário criado dentro do GTA vai estrear na MUBI
MUBI/Divulgação

Grand Theft Hamlet | Documentário criado dentro do GTA vai estrear na MUBI

O documentário Grand Theft Hamlet, dirigido por Pinny Grylls e Sam Crane, teve seu trailer oficial divulgado e será lançado em breve no catálogo da MUBI. O filme, que já foi sucesso nos principais festivais internacionais, conta a história de dois atores desempregados que decidem montar uma versão de “Hamlet”, de William Shakespeare, dentro do jogo Grand Theft Auto (GTA), filmada inteiramente no universo virtual. Confira o trailer:

A produção teve sua estreia mundial no South by Southwest (SXSW) de 2024, onde ganhou o Documentary Feature Jury Award, e desde então tem sido aclamada por críticos. A proposta inusitada de misturar Shakespeare com o violento mundo de GTA chamou a atenção pela originalidade e pela abordagem inesperada sobre a arte e a amizade.

Grand Theft Hamlet

Grand Theft Hamlet | documentário criado dentro do GTA vai estrear na MUBI
MUBI/Divulgação

O filme segue Sam Crane e Mark Oosterveen, que, em meio ao terceiro lockdown no Reino Unido, veem na plataforma de GTA uma oportunidade de escapar do isolamento social e da dificuldade financeira. Ao encontrarem um teatro dentro do jogo, decidem levar adiante a ideia de realizar uma produção de “Hamlet”. A cineasta Pinny Grylls, esposa de Sam, se junta à dupla, entrando no jogo como cineasta para registrar todo o processo.

Além do prêmio no SXSW, Grand Theft Hamlet já passou por festivais renomados como Hot Docs, BFI London Film Festival, Visions du Réel e Melbourne International Film Festival. A produção também foi reconhecida com o Raindance Maverick Award e venceu prêmios em festivais como o de Cinema de Sitges, no qual levou o prêmio de Melhor Documentário.

A data exata de estreia ainda não foi divulgada, mas a plataforma promete trazer a produção para todo o mundo em breve.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.