Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB), idealizada pela Go Gamers, revelam insights inéditos sobre o consumo dos jogos da franquia e a expectativa do público gamer brasileiro em relação ao novo lançamento: o Grand Theft Auto (GTA) VI. Transcendendo gerações, a pesquisa compara o impacto da franquia ao que foi “Vingadores: Ultimato”, “Game of Thrones” e “Stranger Things”.
Um dos dados mais importantes da pesquisa é sobre a percepção do público sobre o preço de GTA VI, que especula-se ser entre R$500 e R$600. No geral, 49,3% pretendem comprar o jogo na estreia. Veja mais dados:
Mesmo a meses de ser lançado, o game já gera ações de preparação e consumo pré-lançamento: 25,3% dos entrevistados pelo estudo afirmaram que trocaram de console pensando no jogo, enquanto outros 20,6% já até compraram ou montaram um novo PC.
“A expectativa global pelo lançamento de GTA VI mostra como a indústria de games atingiu um patamar em que cada grande título se torna um marco cultural, capaz de mobilizar audiências globais e influenciar linguagens de outras indústrias criativas”, reforça Guilherme Camargo, CEO do SX Group e coordenador da pós-graduação da ESPM.
“Concluímos assim que parte dos que acham caro, ainda assim topam pagar. É o que chamamos de custo de pertencimento — a pessoa aceita pagar mais para estar presente na experiência coletiva”, afirma Mauro Berimbau, consultor da Go Gamers e professor da ESPM.
Perfil de interessados
Ainda de acordo com o estudo, o público interessado é diverso e multiplataforma, mas com traços bem definidos: a geração Millennial (30-44 anos) é a maioria, mas a Geração Z (15-29 anos) também aparece com força. Em média, os homens que se declaram fãs da franquia têm quase 38 anos. Já as mulheres, 34,5 anos. E a presença feminina não pode ser ignorada: mulheres também têm interesse no jogo, mesmo que com histórico mais recente de entrada na franquia.
Consumo da franquia
A forma como o conteúdo sobre a franquia é consumida também foi abordada na pesquisa. O destaque vai para o YouTube, seguido pelo TikTok, Instagram, e por influenciadores digitais em diversas plataformas.
No consumo de conteúdo, prevalecem os formatos que combinam informação com entretenimento, como análises de trailers (57,6%), notícias sobre lançamento (54,3%), gameplays de GTAs anteriores (33,6%) e teorias sobre o novo mapa e os novos personagens (30,8%).
Com 16 jogos em sua franquia, um dos principais pontos da pesquisa era entender quais títulos de GTA eram os mais marcantes para o público. Em primeiro lugar, GTA: San Andreas foi citado como o favorito (48,9%), seguido por GTA V (20,4%) e GTA I (18,6%). “É interessante notar como San Andreas tem um altíssimo impacto cultural e presença contínua, considerado até um jogo atravessador de gerações, o ‘patrimônio simbólico’ da franquia”, opina Carlos Silva, CEO da GoGamers.
Fenômeno entre gamers
A franquia GTA surgiu em 1997, criada pela britânica DMA Design (atual Rockstar North), e rapidamente se destacou por sua abordagem inovadora: um mundo aberto onde os jogadores se tornavam os foras da lei e podiam explorar cidades, vivendo uma narrativa digna de grandes filmes sobre o mundo do crime.
Lançado originalmente em 2013, GTA V, o último jogo inédito da franquia atingiu a incrível marca de 215 milhões de cópias vendidas no mundo em maio deste ano, tornando-se um dos games mais populares da história da indústria.
Com lançamento marcado para 2026, a nova sequência já vem mobilizando altos números de engajamento: seu anúncio, por exemplo, bateu o recorde no YouTube se tornando o trailer de um videogame com mais visualizações na plataforma em 24h, com mais de 90 milhões de views.
A Go Gamers utilizou uma amostra nacional de 1.200 respondentes para mapear quem são os brasileiros que estão atentos ao jogo, como eles se articulam na cultura gamer e quais oportunidades isso abre para marcas que desejam entrar de forma relevante nesta conversa.
Leia também:
Deixe uma resposta