Emicida, Dona Jacira e Fióti
Reprodução/Instagram

Mãe de Emicida e Fióti, Dona Jacira morre, aos 60 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira (28),em São Paulo, Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti, aos 60 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família. A matriarca estava internada na capital paulistana e convivia com lúpus, doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos. ela também realizava hemodiálise há mais de 25 anos.

 “É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque de Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afro-brasileira”, diz a nota oficial divulgada pela família.

Dona Jacira nasceu em 25 de dezembro de 1964 e cresceu na Zona Norte de São Paulo. Além dos dois artistas, ela também é mãe de Katia e Katiane e é avó de seis netos. Se tornou uma figura importante no meio literário e nos debates culturais e sociais. Publicou livros, poesia, crônicas, histórias infantis, e usava as redes sociais para discutir temas como ancestralidade, espiritualidade e justiça. Em 2018, Dona Jacira lançou a a autobiografia “Café”.

Leia também