Membro de documentário vencedor do Oscar é morto por colono israelense na Cisjordânia
Odeh Hathalin/Arquivo Pessoal

Membro de documentário vencedor do Oscar é morto por colono israelense na Cisjordânia

Odeh Hathalin, membro da equipe de "Sem Chão", foi assassinado na Cisjordânia

Odeh Hathalin, colaborador do documentário vencedor do Oscar Sem Chão, foi morto a tiros na Cisjordânia nesta semana. Segundo relato de Yuval Abraham, co-diretor do longa, Hathalin foi atingido no peito por um colono israelense na região de Masafer Yatta, território retratado no filme.

Em publicação nas redes sociais, Abraham afirma que o autor dos disparos foi identificado por moradores como Yinon Levi, integrante de um grupo de colonos israelenses ativos na região e já sancionado pelos Estados Unidos (EUA) e pela União Europeia. “Um colono israelense acaba de atirar nos pulmões de Odeh Hadalin, um ativista notável que nos ajudou a filmar Sem Chão em Masafer Yatta”, escreveu o diretor. “Este é ele no vídeo atirando como um louco.” A informação foi compartilhada originalmente pelo Deadline.

Atenção, o vídeo abaixo contém imagens fortes de descontrole emocional e pode gerar gatilhos.

A violência contra a equipe do documentário não é um caso isolado. Também nesta semana, o diretor palestino Hamdan Ballal foi atacado por colonos, sequestrado, preso e posteriormente torturado por militares israelenses.

De acordo com o jornal Haaretz, Ballal foi agredido por volta das 18h (horário local) na última segunda-feira (24), após confrontar um colono que havia invadido a vila palestina de Susya. O ataque se intensificou com a chegada de dezenas de colonos que destruíram veículos e estruturas locais. Após a agressão, Ballal tentou chamar uma ambulância, que acabou sendo confiscada por soldados. Ele foi levado à prisão e libertado no dia seguinte.

Sem Chão

sem chao no other land
Imagem: Reprodução / Antipode Films

Sem Chão, codirigido por Abraham, Ballal, Rachel Szor e Basel Adra, documenta a resistência de famílias palestinas em Masafer Yatta, alvo de demolições promovidas pelo exército israelense para transformar a área em um campo de treinamento militar.

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário está disponível no catálago da Apple TV+.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.