Odeh Hathalin, colaborador do documentário vencedor do Oscar Sem Chão, foi morto a tiros na Cisjordânia nesta semana. Segundo relato de Yuval Abraham, co-diretor do longa, Hathalin foi atingido no peito por um colono israelense na região de Masafer Yatta, território retratado no filme.
- Leia também: Crítica | Sem Chão: Quando não há para onde ir
Em publicação nas redes sociais, Abraham afirma que o autor dos disparos foi identificado por moradores como Yinon Levi, integrante de um grupo de colonos israelenses ativos na região e já sancionado pelos Estados Unidos (EUA) e pela União Europeia. “Um colono israelense acaba de atirar nos pulmões de Odeh Hadalin, um ativista notável que nos ajudou a filmar Sem Chão em Masafer Yatta”, escreveu o diretor. “Este é ele no vídeo atirando como um louco.” A informação foi compartilhada originalmente pelo Deadline.
Atenção, o vídeo abaixo contém imagens fortes de descontrole emocional e pode gerar gatilhos.
An Israeli settler just shot Odeh Hadalin in the lungs, a remarkable activist who helped us film No Other Land in Masafer Yatta. Residents identified Yinon Levi, sanctioned by the EU and US, as the shooter. This is him in the video firing like crazy. pic.twitter.com/xH1Uo6L1wN
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) July 28, 2025
A violência contra a equipe do documentário não é um caso isolado. Também nesta semana, o diretor palestino Hamdan Ballal foi atacado por colonos, sequestrado, preso e posteriormente torturado por militares israelenses.
De acordo com o jornal Haaretz, Ballal foi agredido por volta das 18h (horário local) na última segunda-feira (24), após confrontar um colono que havia invadido a vila palestina de Susya. O ataque se intensificou com a chegada de dezenas de colonos que destruíram veículos e estruturas locais. Após a agressão, Ballal tentou chamar uma ambulância, que acabou sendo confiscada por soldados. Ele foi levado à prisão e libertado no dia seguinte.
Sem Chão

Sem Chão, codirigido por Abraham, Ballal, Rachel Szor e Basel Adra, documenta a resistência de famílias palestinas em Masafer Yatta, alvo de demolições promovidas pelo exército israelense para transformar a área em um campo de treinamento militar.
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário está disponível no catálago da Apple TV+.
Leia também:
Deixe uma resposta