O cantor e compositor Milton Nascimento, uma das maiores referências da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição que apresenta alterações na cognição, comportamento e movimento. A informação foi confirmada por Augusto Nascimento, filho e empresário do músico, em entrevista à revista Piauí.
Segundo Augusto, o artista, de 82 anos, começou a apresentar os primeiros sinais da doença neste ano, incluindo lapsos de memória, alterações de apetite, olhar fixo e o hábito de repetir histórias. Em abril, após o médico que o acompanha notar uma piora cognitiva, uma nova bateria de exames confirmou o quadro.
A demência por corpos de Lewy se caracteriza por sintomas semelhantes aos do Alzheimer e distúrbios motores comumente ligados ao Parkinson. O músico, que encerrou sua carreira nos palcos com a turnê de despedida “A Última Sessão de Música” em novembro de 2022, já havia recebido um diagnóstico de Parkinson em março deste ano.
Apesar da aposentadoria dos palcos, Milton Nascimento seguiu ativo na música, lançando em 2024 um álbum com a cantora americana Esperanza Spalding. O trabalho chegou a ser indicado ao Grammy de Melhor Álbum Vocal.
Leia também:
Deixe uma resposta