Morre aos 89 anos Sal Buscema, lendário desenhista da Marvel
Arquivo Pessoal

Morre aos 89 anos Sal Buscema, lendário desenhista da Marvel

Artista foi responsável por traços icônicos do Hulk e do Homem-Aranha.

Artista foi responsável por traços icônicos do Hulk e do Homem-Aranha.

Morreu na última sexta-feira (23) o quadrinista Sal Buscema, um dos pilares da Marvel Comics, aos 89 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) – data em que ele completaria 90 anos – por meio de uma publicação na página do Facebook do também desenhista Sterling Clark, que repassou o comunicado da viúva Joanna Buscema.

Com uma carreira que começou nos anos 1950, ainda durante o ensino médio, Buscema atuava inicialmente como arte-finalista, muitas vezes auxiliando seu irmão mais velho, John Buscema. Sua entrada oficial na Marvel ocorreu em 1968, onde rapidamente se tornou um dos nomes centrais do estúdio.

Na década de 1970, o artista deixou sua marca em praticamente todos os protagonistas da editora, com especial destaque para o Hulk. Sua longa associação com o personagem, entre 1975 e 1985, é considerada uma das fases mais definidoras do herói. Na mesma época, ao lado do roteirista Bill Mantlo, Buscema foi fundamental na construção do universo da série “ROM”, atuando como desenhista principal desde sua estreia, em 1979.

Morre aos 89 anos Sal Buscema, lendário desenhista da Marvel
Marvel Comics

Outro marco de sua trajetória foram as centenas de edições do Homem-Aranha que ilustrou. Iniciou sua colaboração na revista “Peter Parker, The Spectacular Spider-Man” em 1976, com roteiros de Gerry Conway, retornando à série nos anos 1990 para trabalhar com J.M. DeMatteis.

Apesar de uma breve passagem de dois anos pela concorrente DC nos anos 1990, Buscema sempre foi associado à Marvel. Reconhecido por um estilo de narrativa clara e anatomia sólida, ele recebeu ao longo da vida importantes distinções, como o “Inkpot Award” (2003), o Hero Initiative Lifetime Achievement Award” (2013) e o “Joe Sinnott Hall of Fame Award” (2021).

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.