É verdade que nem todas as super-heroínas usam capas. Na verdade, a maioria delas não. Mas algumas de fato vestem seus uniformes e são inspiração para muitas pessoas. Dito isso, as mamães dos quadrinhos também merecem ser lembradas neste domingo (12), não é mesmo?

Antes de mais nada, à todas as mamães que estão lendo essa matéria, parabéns pelo seu dia! Vocês não apenas são nossas inspirações no dia a dia, como também foram responsáveis por trazer muitos de nossos heróis e heroínas ao mundo! Todo o amor, carinho e cuidado são essenciais para cada passo que damos. E para representar todo o esforço que fazem para nos manter bem, no mundo da ficção as mamães também são fundamentais. Afinal, já não é fácil criar uma criança comum, imagina uma com superpoderes?

Dessa forma, para mostrar o legado criado pelas nossas matriarcas, deixo aqui uma listinha com grandes personalidades maternas dos quadrinhos.

Jéssica Drew – Mulher Aranha

Jéssica Drew, assim como o Homem-Aranha, entrou em contato com uma tecnologia baseada na biologia dos aracnídeos que à garantiu seus superpoderes. A heroína que chegou até mesmo a fazer parte do grupo dos Vingadores, em um certo período de sua vida resolveu focar em batalhas menores e ajudar civis comuns. Juntamente à essa decisão, Jéssica, optou também por realizar uma inseminação artificial. Logo, veio ao mundo seu filho Gerry. Mais tarde, seu filho se tornou também o seu pupilo, que foi ensinado a combater o crime.

Carol, a Capitã Marvel e o Porco Espinho a ajudaram desde o nascimento de Gerry, que virou a vida de Drew de cabeça para baixo. Nesse sentido, a segurança de seu filho era o que mais importava no momento, o que fez com que Drew se ausentasse de seu cargo de heroína por um certo tempo. Contudo, passado um certo tempo, a Mulher Aranha voltou à ativa e decidiu passar os seus ensinamentos ao seu filho construindo um legado ainda mais forte.

Jéssica Drew apareceu em Homem Aranha No Aranha-Verso, já com o seu barrigão:

Jéssica Jones

Mesmo com um passado complicado e trágico, a detetive alcoólatra que sofria de estresse pós-traumático, por conta do vilão Killgrave enquanto ela ainda atuava como a Super-Heroína Safira, deu a volta por cima graças a sua filha Daniella Cage.

A garotinha, que é fruto da relação de Jessica Jones com Luke Cage, à deu tanta força, ainda mais do que já tinha, que ela voltou ao seu posto de heroína. Apesar das dificuldades em conciliar a vida como combatente do crime e ser mãe, Jéssica conseguiu seguir o seu caminho.

Esta super heroína pode até não aparentar, mas possui uma força física e resistência sobre-humana, além de poder voar (apesar de não usufruir muito deste). Tais habilidades são oriundas de um acidente com material radioativo quando era pequena, que mais tarde se manifestaram. Nesse sentido, a jovem se inspirou nos feitos de Peter Parker, como Homem-Aranha, e decidiu usar seus poderes para promover o bem. Juntamente às suas expertises como detetive, Jessica já salvou muitas vidas, inclusive a de sua própria filha, quando ela foi sequestrada pelos Skrulls .

Martha Kent

Definitivamente este nome esta entre um dos mais conhecidos das HQs. Martha Kent, apesar de não ser uma heroína propriamente dita, foi a responsável pela criação de Clark Kent, o Superman, quando este, literalmente, caiu na Terra. Juntamente à Jonathan Kent, seu marido, eles criaram o maior e mais nobre dos super-heróis de todos os tempos.

Sob esse mesmo ponto e vista, mesmo após Clark ter migrado de SmallVille para Metrópoles, a presença de Martha na vida do Homem de Aço sempre foi essencial.

Mera

A história dessa mamãe infelizmente não é tão feliz quanto as demais apresentadas aqui. O encontro que era para ter acabado com a vida de Arthur Curry, o Aquaman, na realidade se tornou um casamento entre a princesa de Xebel e o rei de Atlântida. Em outras palavras, Mera, foi enviada por seu pai a fim de realizar um ato de vingança. Ao ser exilado, o rei de Xebel, elaborou um plano para enviar uma espiã, Mera, ao encontro de Aquaman e matá-lo. Contudo, os dois se apaixonaram, se casaram e tiveram um filho, Arthur Curry Junior.

Porém, a parte triste, foi que o arqui-inimigo do Rei Atlantis, o Arraia Negra, assassinou o pequeno príncipe, o que causou até mesmo a separação do casal. Esse momento se passa no arco “A Morte do Herdeiro”, em Adventure Comics #452 de 1977.

Pepper Potts

Com sua primeira aparição marcada em Tales of Suspense #45 (Contos de suspense, em tradução livre), Virginia Potts, trabalhou para Howard, pai de Tony Stark, e posteriormente para o próprio Tony, nas Empresas Stark. E apesar de nos quadrinhos, Pepper ter um relacionamento conturbado com Tony, ela, na verdade, se casa com Happy (Harold “Happy” Hogan.). Contudo, com o folhear das páginas, este casamento termina e Happy acaba falecendo tempos depois.

Contudo, com a estreia de Vingadores: Ultimato, o sucesso mundial nos apresentou Morgan Stark, filha de Pepper e Tony, nascida após o estalar de dedos de Thanos, em meio a uma fase estável do relacionamento dos dois. A herdeira do império Stark, desde pequena apresenta um forte interesse pelo trabalho dos pais.

Assim como Tony, Pepper também possui um traje de ferro. Resgate, é uma armadura criada por Tony para proteger sua amada, todavia, ela acabou por se tornar o traje de batalha dela. E assim como seus pais, a pequena Morgan pode ser a próxima a ganhar uma armadura.

Nos filmes da franquia do Homem de Ferro, não é tão explicito o quão importante às Empresas Stark, Pepper é. Nos quadrinhos, muitas vezes, quem administrou a empresa no lugar do playboy milionário foi ela. Além também, de já ter salvado a vida de Tony e ter dado a ele sua melhor criação, Morgan.

Rainha Hipólita

Uma das mais fortes Amazonas que já viveu, a Rainha Hipólita, tinha o sonho de ser mãe. Com isso, ao esculpir uma estátua de barro com a forma de uma criança, as deusas, juntas à Hermes, o mensageiro dos deuses, deram vida a Princesa Diana de Themyscira, ou simplesmente Diana Prince, a Mulher Maravilha. A Rainha Hipólita, assim como sua filha são grande inspiração e referência de resistência do movimento feminista. Diana foi criada em 1940 por William Moulton, que se inspirou em sua mulher para criá-la. Nesse sentido, foi na All Star Comics #8, em 1941, que este ícone apareceu pela primeira vez.

Hipólita é uma grande guerreira e líder e ao ser agraciada pelos deuses com sua filha, ela a amou e protegeu mais do que à qualquer outra, ou à si mesma. Nesse sentido, Hipólita, chegou até mesmo a tomar decisões errôneas e irresponsáveis, a fim de proteger sua filha. Como feito ao manipular uma batalha para que a Mulher Maravilha perdesse, com medo dessa morrer em situações futuras. Caso Diana perdesse esta batalha, ela teria que permanecer com sua mãe em Themyscira. Porém, Diana claramente não perdeu ou obedeceu a vontade da rainha.

Hipólita fez parte da Sociedade da Justiça em sua batalha contra a tirania Nazista na Segunda Grande Guerra, e mesmo após a sua morte, seu legado continuou marcado no universo da DC.

Sue Storm – Mulher Invisível

Sue Storm é um caso a parte neste mundo. Mesmo sendo capaz de ficar invisível e de produzir campos de força psíquicos, ela nunca sumiu ou fugiu de suas lutas. Nesse sentido, a Mulher Invisível é uma das únicas que consegue plenamente conciliar sua vida de super heroína, seu casamento e a criação de seus super filhos. Sue é esposa de , Dr. Reed Richards (Senhor Fantástico) e ambos fazem parte do Quarteto Fantástico. Tal grupo composto pelo casal e acompanhados do irmão de Sue, Johnny Storm (Tocha Humana) e o piloto Ben Grimm (Coisa), que já salvaram o mundo mais de uma vez.

Sue Storm já se arriscou inúmeras vezes para o bem de seus filhos, que seguindo os seus passos, e de Richards, são também grandes heróis.

Wanda Maximoff – Feiticeira Escarlate

Na série WandaVision, lançada em 2021, Wanda e Visão têm dois filhos Billy e Tommy.

Wanda Maximoff, é irmã gêmea de Pietro Maximoff. Ambos foram submetidos à experimentos, nas mãos da Hidra (um apêndice da Organização Nazista no período da 2ª Guerra Mundial), quando crianças. Sua primeira aparição foi em 1964 no quadrinho X-Men #4. Originalmente, os irmãos Maximoff nasceram de um affair entre Magda, sua mãe, e Magneto. Inicialmente a feiticeira conseguia apenas mover alguns objetos, mais tarde ela já dominava a Magia do Caos, uma das mais poderosas do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel).

Sob esse mesmo ponto de vista, a evolução do seu poder foi tanta, que após se casar com Visão em 1975, Wanda gerou seus dois filhos gêmeos. Contudo, mais tarde ela descobriu que sua gestação só foi possível pois ela usufruiu da alma do demônio Mephisto, e assim como Mera, ela perde os seus filhos, após os gêmeos serem absorvidos pelo demônio.

Porém, sua história não acaba de um jeito tão cruel. Anos mais tarde, dois jovens se aliam ao grupo dos Jovens Vingadores. Wiccano e Célere, os dois novatos, vieram com a revelação de que são a reencarnação dos filhos perdidos de Wanda, e mesmo tendo outros pais nesta encarnação, nutrem um carinho pela Feiticeira Escarlate.

Agora me digam uma coisinha, vocês sabiam que no universo dos quadrinhos existiam tantas mamães? Contudo, tendo poderes ou não, posso afirmar aqui que todas as mães são super-heroínas, não é mesmo?

Veja também:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *