Zohran Mamdani, o novo prefeito de Nova Iorque, tem o cinema correndo em suas veias. O democrata, e primeiro muçulmano a ser escolhido para governar a cidade, é filho de Mira Nair, premiada cineasta com uma indicação ao Oscar e um Leão de Ouro do Festival de Veneza no currículo.
Quando Mamdani nasceu, em 1991, sua mãe, nascida na Índia e morando nos EUA desde os 19 anos, já tinha feito dois importantes longas. “Salaam Bombay!”, de 1988, ganhou indicações ao Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de melhor filme internacional. O filme contava a história de um grupo de crianças vivendo em uma favela de Mumbai.
Três anos depois, Nair realizou “Mississippi Masala”. O filme tinha Denzel Washington no elenco e ganhou o prêmio especial da crítica na Mostra de Cinema de São Paulo de 1991.
O filme mais conhecido da diretora é “Um Casamento À Indiana”, bem sucedida comédia romântica vencedora do Leão de Ouro em Veneza em 2001. Ela também foi chamada para dirigir “Harry Potter e a Ordem da Fênix” antes de David Yates. Nair optou por não realizar o blockbuster para rodar, ao que se consta a pedido de seu filho, “Nome de Família”, de 2006.
Ao que se consta, o novo prefeito de Nova Iorque, disse que apenas sua mãe poderia adaptar para as telas a obra de Jhumpa Lahiri. O mais recente longa de Mira é “Rainha de Katwe”, de 2016.
Leia mais:













Deixe uma resposta