melhores animes de romance

Os sete melhores animes de romance e onde assisti-los

Mergulhe em histórias de amor únicas e apaixonantes!

Diferente do que muitos podem pensar, os animes vão muito além de histórias repletas de transformações, lutas e poderes especiais. Inclusive, é uma das formas de arte de maior diversidade narrativa, sendo possível encontrar obras de praticamente todos os temas.

Dentre os principais gêneros está o romance, que conta com diversos clichês orientais, mas também traz enredos únicos e cativantes, além de mesclar muito bem com outros estilos, como o drama e, principalmente, a comédia.

Os melhores animes de romance

Para ajudar quem busca uma nova história de amor para acompanhar, separamos sete animes de romance para que você possa torcer pelos seus casais favoritos na cultura japonesa.

Kaguya-Sama: Love is War

Ano de lançamento: 2019
Nº de episódios:  41 (4 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll

Começando com o título mais divertido da lista, Kaguya-Sama: Love is War é um dos maiores fenômenos dos últimos anos dentre as obras orientais que chegam ao ocidente. Além do romance, a comédia está presente na dose certa, com situações e piadas muito inteligentes.

Shinomiya Kaguya e Miyuki Shirogane são membros do Conselho Estudantil da Academia Shuchi’in, ambos reconhecidos como gênios entre os gênios. O tempo que passam juntos acaba despertando sentimentos mútuos, mas o orgulho de ambos os impede de confessar o amor e ceder no relacionamento, temendo parecerem submissos.

Wotakoi: O Amor É Difícil para Otaku

Ano de lançamento: 2018
Nº de episódios: 11
Onde assistir: Prime Video

Dentre os principais clichês presentes em animes de romance estão as histórias protagonizadas por alunos colegiais. Porém, Wotakoi: O Amor É Difícil para Otaku foge desse padrão e traz um casal jovem adulto, em uma trama mais madura e ainda assim muito divertida.

Narumi, uma secretária dedicada, esconde seu amor pelo gênero yaoi. Ao mudar de emprego, reencontra Hirotaka, um amigo de infância atraente e talentoso, mas igualmente peculiar, com sua paixão por videogames. Os dois começam a namorar, mas, por serem tão imersos em seus hobbies, enfrentam dificuldades em manter um relacionamento sério. Juntos, precisam encontrar um equilíbrio entre suas paixões e a vida a dois.

Kimi ni Todoke

Ano de lançamento: 2009
Nº de episódios: 38 (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix

Outro anime que apresenta o romance de maneira diferente é Kimi ni Todoke, que desenvolve seu enredo de forma muito artística, com um traço cativante e repleto de belos cenários, por exemplo. O foco aqui está em mostrar o quanto se abrir para o amor e outros sentimentos pode fazer bem não apenas para si, como também para as pessoas ao seu redor.

No primeiro dia de ensino médio, Sawako Kuronuma conhece Shota Kazehaya, o único garoto que a trata como uma pessoa comum. Com sua ajuda, ela começa a sair de sua concha e faz amigos pela primeira vez na vida. No entanto, uma nova vida social traz consigo desafios e pressões. Rumores maldosos começam a se espalhar sobre Sawako, seus amigos e até mesmo o gentil Kazehaya. Enquanto descobre sua nova identidade, Sawako precisa enfrentar esses desafios e entender os sentimentos desconhecidos que começam a surgir, especialmente pelo garoto que transformou seu mundo.

Orange

Ano de lançamento: 2016
Nº de episódios: 13
Onde assistir: Crunchyroll

Para quem busca uma história fincada no drama, Orange apresenta-se como uma excelente opção, além de contar com uma pitada de ficção científica. Apesar de não ser o principal foco da narrativa, a obra desenvolve bem o romance, enquanto trata de um tema importantíssimo e atual: saúde mental.

Na primavera do segundo ano do colegial, Naho recebe uma carta misteriosa. A remetente? Ela mesma, dez anos no futuro. Inicialmente, Naho acredita se tratar de uma pegadinha, mas logo percebe que os eventos descritos começam a se concretizar, um por um. A carta revela que ela se apaixonará por Kakeru, um novo estudante transferido, e que ele morrerá aos 17 anos, no inverno. Determinada a evitar esse destino trágico, Naho, agora ciente dos arrependimentos e desejos de sua versão de 26 anos, decide lutar para mudar o futuro.

Bloom Into You

Ano de lançamento: 2018
Nº de episódios:  10
Onde assistir: Netflix

Devido a particularidades culturais, grande parte do oriente, incluindo o Japão, não lida muito bem com o homossexualismo. Ainda assim, belas obras que tratam do assunto são produzidas por lá, como Bloom Into You, que fala de forma leve e apaixonante sobre a autodescoberta e os paradigmas vividos pela comunidade LGBTQIA+.

Na trama, Yuu sempre sonhou com o momento em que um rapaz declararia seu amor por ela. No entanto, quando isso finalmente acontece, ela não sente nada e decide rejeitá-lo. Confusa, Yuu se aproxima de Nanami, uma garota que também recusou um pretendente – mas de maneira segura e madura. Intrigada, Yuu começa a conviver com Nanami, buscando conselhos e orientação. O que ela não esperava era que essa amizade pudesse se transformar em algo muito maior.

Horimiya

Ano de lançamento: 2021
Nº de episódios: 26 (2 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll

Horimiya é mais uma obra divertida, que traz personagens marcantes e bem desenvolvidos. Diferente de grande parte dos animes, este traz um casal colegial que não demora a se formar e surpreende com boas cenas de romance em momentos inesperados – para o padrão japonês, é claro. O ponto negativo vai para a sua confusa ordem narrativa, visto que a segunda temporada traz histórias ambientadas antes do final apresentado na primeira parte da obra.

Na história, acompanhamos Kyoko Hori, uma adolescente popular em sua escola que, curiosamente, nunca passa tempo com os amigos após as aulas. Tudo muda quando Izumi Miyamura entra inesperadamente em sua vida, trazendo novas perspectivas e emoções.

Toradora!

Ano de lançamento: 2008
Nº de episódios:  25
Onde assistir: Crunchyroll

Leve, carismático e engraçado, Toradora! é certamente a melhor indicação para quem procura uma narrativa fofa, repleta de cenas e personagens marcantes, além de ser uma boa pedida para se assistir em casal, por tratar indiretamente do ciúme e conter cenas fáceis de se identificar no dia a dia.

No enredo acompanhamos Taiga e Ryuji em suas tentativas de conquistar as pessoas que amam. Taiga nutre uma paixão por Kitamura, mas, apesar de seu forte desejo, não consegue se declarar. Por outro lado, Ryuji é apaixonado por Minori, porém não encontra coragem para se aproximar dela.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.